[weglot_switcher]

Risco de contágio? Manifestação de “coletes amarelos” pode chegar a Portugal

Evento no Facebook convoca protesto para o próximo dia 21 de dezembro e cerca de nove mil perfis já confirmaram presença.
  • Anadolu Agency
9 Dezembro 2018, 11h30

Foi criado um evento no Facebook, a marcar um protesto nacional, ao género dos “coletes amarelos”, em França, para as 7 horas de dia 21 de dezembro, em Portugal. Chama-se “Vamos Parar Portugal Como Forma De Protesto”, convoca todos os portugueses para se manifestarem nas ruas, e já tem perto de nove mil perfis a confirmarem presença e mais de 36 mil a indicar que “têm interesse” em participar.

O evento, que  deverá acontecer “de norte a sul do país”, “em várias cidades”, “continua a crescer e a ter uma enorme adesão”, realça um dos seus organizadores. Motivo que levou a que este fim de semana tivesse lugar uma reunião com responsáveis dos vários pontos do país, onde se pretendeu “delinear o protesto”. E já há seis pontos de encontro confirmados:

  • Lisboa –  Marquês de Pombal
  • Ponte 25 de Abril – Marcha lenta e buzinão
  • A8 – Portagem de Loures
  • Faro – Fórum Algarve
  • Beja – em frente à Câmara Municipal
  • Porto – A1 Nó de Francos

Num vídeo publicado na página do evento, um dos organizadores salienta que o movimento não apoia nenhum partido político, que não querem “escorraçar este Governo” e que apenas estão “revoltados com a situação do país”. “Só queremos mudar alguma coisa e isto não vem só deste Governo, vem de Governos anteriores”. Na mesma publicação, apela a uma adesão “pacífica” ao movimento, pede que todos tenham “calma” e “por favor, nada de violência”. No que diz respeito à Polícia, “vão apenas fazer o trabalho deles, porque estão na nossa situação, se não fizermos nada de mal, não vai acontecer nada”, salienta, concluindo que “todos temos de fazer qualquer coisa pelo nosso país”.

Até ao dia da manifestação, e para promover o evento, os dinamizadores – cinco amigos do Bombarral, em Leiria – pedem que os portugueses coloquem coletes amarelos nos bancos dos carros ou mesmo nos ‘tabeliers’. Já aos camionistas é pedido que coloquem os coletes na parte da frente dos camiões.

Escrevem os organizadores do evento na descrição da página de Facebook, que este movimento nasce pelo facto de sermos “um dos países que recebe menos, e paga mais impostos e ficamos caladinhos como sempre.” Numa alusão ao movimento francês coletes amarelos, acrescentam que “temos países a receber o dobro de nós, e assim que existe algo que não agrade, reclamam, exigem, protestam até serem ouvidos, e Nós Portugueses??? Chega, vamos dizer basta ao aumento dos combustíveis, portagens e tudo o resto que está mal!”.

Recorde-se que em França, este movimento dos “coletes amarelos” nasceu espontaneamente, à margem dos partidos e sindicatos, que inicialmente protestaram contra a grande carga de impostos e perda do poder de compra mas depois alargou o descontentamento em relação a várias medidas do Presidente francês, Emmanuel Macron.

[Notícia atualizada às 15h30 com os locais do protesto]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.