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Ronaldo calça Nike e veste Adidas. “Que confusão”

Em analogia: é como ir a uma festa a convite da Pepsi mas beber Coca-Cola. “É tudo uma questão de dinheiro”
REUTERS/Andrea Comas
18 Maio 2017, 07h58

O kit de equipamento do Real Madrid conta com as três riscas da Adidas, um contrato avaliado em 68 milhões de euros por ano, durante 10 anos.

No entanto, o Cristiano Ronaldo é uma das principais caras da Nike. “É um conflito”, diz Daniel Sá ao Jornal Económico, director do IPAM Porto.

O craque português renovou o contrato com a Nike a longo prazo, ou seja, vai fazer parte da família com um negócio vitalício que deve render ao internacional 40 milhões por ano. A assinatura do contrato foi feita 24 horas depois de também renovar com os Merengues até 2021.

A parceria com a marca começou em 2003, quando ainda jogava com a camisola do Sporting CP. Desde esse ano já teve direito a mais de 60 chuteiras Nike Mercurial. Pela longa duração desta parceria Ronaldo é facilmente relacionado com a marca, no entanto, o internacional já fez 263 jogos (e 282 golos) com o logo da Adidas ao peito, na Liga, segundo os números do site Soccer Way.

“Seguramente Ronaldo é um ótimo negócio para a Nike e o Real é para Adidas, mas diria que do ponto de vista dos adeptos não é muito confortável porque vêm o atleta representar duas marcas completamente concorrentes”, afirma Daniel Sá.

Para o diretor do IPAM, Escola Superior de Marketing, é “apenas uma questão de dinheiro”, uma vez que nenhumas das marcas tem poder económico suficiente para dominar o mercado. “De certeza que as camisolas do Cristiano são as que mais vendem no equipamento do Real, mas o calçado é a única peça que está fora deste tipo de contratos”, mas acaba por ser vantajoso para todos os intervenientes.

Tudo acaba por ser uma questão de dinheiro, mas pode criar alguma confusão na cabeça dos adeptos. Quando se fala em Nike automaticamente se pensa em Ronaldo e vice-versa, uma relação que vai ser muito difícil para a adidas de superar.

Segundo o índice da ‘Forbes’ Sports Money Index (SMI), onde estão mais de 400 atletas, agências, marcas e equipas, que são classificados com base em vários fatores, a Nike é a marca #1, estando avaliada em mais de 24 mil milhões de euros, tendo lucros anuais no valor 27 mil milhões. Tem nove conexões no índice.

O #2 do índice é… o Real Madrid. O clube espanhol vale 3,5 mil milhões de euros e 624 milhões de euros em receitas anuais. “Durante a última década, a receita do Real Madrid aumentou a uma taxa anual de 7,6%, com o crescimento impuslionado pelos contratos com a Adidas, a Emirates e a International Petroleum Investment Company”, escreve a Forbes. Os Merengues têm 6 conexões no SMI.

Em terceiro está o Barcelona, com uma valorização na ordem dos 3,1 mil milhões de euros e 610 milhões de euros em lucros. A “Nação Blaugrana” tem também 6 ligações.

A partir daqui, saltamos para o sétimo lugar. Porquê? Porque esta posição é ocupada pelo português Cristiano Ronaldo. Para além de colecionar golos, CR7 coleciona também euros: 80 milhões é quanto recebe por ano, repartido entre salário (51 milhões) e patrocínios (29 milhões de euros). Na lista de 400 entidades do índice da Forbes, o jogador tem três conexões: a Nike (#1), o Real Madrid (#2) e a Gestifute (#100).

Em nono lugar está Lionel Messi. O argentino ganha ao ano 73 milhões de euros, sendo que o FC Barcelona paga 48 milhões anuais e as marcas desembolsam 25 milhões. Como o Ronaldo, tem três ligações no índice: o Barcelona (#3), a Adidas (#78) e Gillette (#186).

Entre os jogadores está a agência Criative Artists Agency.

A Adidas está bem longe da rival. Com 6 mil milhões de euros de valorização no mercado, a marca alemã tem um lucro na ordem dos 13,5 mil milhões de euros anuais.

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