[weglot_switcher]

Rúben Amorim na lista dos treinadores mais caros do mundo

Além do técnico do Sporting CP (que deverá estar prestes a rumar ao Manchester United), dois portugueses estão na lista dos treinadores com as transferências mais altas.
Rúben Amorim
30 Outubro 2024, 10h48

1 – Graham Potter – 23 milhões de euros

Depois de dar nas visas no Brighton & Hove Albion, o inglês foi contratado pelo Chelsea. Mas o inglês nunca convenceu, com apenas 12 vitórias em 31 jogos. Acabou por ser despedido.

2 – Julian Nagelsmann – 20 milhões de euros

O Bayern de Munique pagou um valor milionário pelo jovem treinador em 2021 (apenas 33 anos na altura) para o ‘roubar’ ao rival RB Leipzig. Acabou por vencer uma Bundesliga e duas taças. Atualmente, treina a seleção alemã.

3 – José Mourinho – 16 milhões

O Special One transferiu-se do Inter de Milão para o real Madrid em 2010 depois de ter vencido a Liga dos Campeões, após aquela grande segunda mão em Nou Camp onde conseguiu bater o Barcelona de Guardiola e Messi. No Real Madrid, acabou por vencer a La Liga, mas nunca conquistou a ‘Champions’, entrou em guerra com vários jogadores e acabou por sair ao final da terceira época, recorda o “Transfermarkt”.

4 – André Villas-Boas – 15 milhões de euros

O atual presidente do FC Porto viu o Chelsea pagar 13,3 milhões de euros em 2011 para levar o treinador que tinha vencido a Liga Europa. Da ‘cadeira de sonho’ foi para Stamford Bridge. Mas em Londres nunca conseguiu justificar as comparações ao seu professor José Mourinho. Acabou por ser despedido nove meses depois.

5 – Enzo Maresca – 12 milhões de euros

O ex-adjunto de Pep Guardiola levou o Leicester a vencer a segunda divisão inglesa para levar os foxes de novo à Premier League. O Chelsea foi buscá-la no último verão para colocar o clube de novo no rumo da vitória, segundo o “Team Talk”.

6 – Arne Slot – 11,3 milhões de euros

O holandês saiu do Feyenoord para uma tarefa impossível: substituir Jurgen Klopp no Liverpool. Em Roterdão venceu a Eredivisie e a taça neerlandesa.

7 – Vincent Kompany – 10,5 milhões de euros

O ex-internacional belga e que conheceu a glória pelo Manchester City foi contratado pelo Bayern de Munique este ano. Para isso, o clube bávaro desembolsou esta quantia para o contratar do… Burnley de Inglaterra.

8 – Brendan Rogers – 10,44 milhões de euros

Em 2019, o Leicester contratou o irlandês do norte ao Celtic depois de vitórias na liga e nas taças escocesas. Nos foxes obteve dois quintos lugares consecutivos e uma FA Cup, mas na sua quarta época foi despedido por maus resultados e o Leicester desceu de divisão.

9 – Rúben Amorim – 10 milhões de euros

Em março de 2020, Frederico Varandas pagou 10 milhões de euros para contratar o jovem treinador ao Braga, deixando Alvalade em choque. Mas palavras leva-as o vento, e o treinador conquistou duas ligas e duas taças e vai no caminho do tão desejado bicampeonato. Mas o Manchester United está aí e já acionou a sua cláusula por 10 milhões de euros, para tristeza da nação sportinguista.

10 – José Mourinho e Unai Emery – 6,2 milhões de euros

Depois de conduzir o FC Porto à glória total na Europa, UEFA + Champions, o Chelsea de Roman Abramovich pagou 5,2 milhões de libras para levar o treinador para Inglaterra em 2004.

Para a história fica a autocoroação como o “Special One” na primeira conferência de imprensa em Stamford Bridge e duas Premier Leagues consecutivas.

Também o espanhol Unai Emery viu o Aston Villa pagar este valor para o contrtar ao Villareal. Os villains conseguiram regressar à Champions. No seu currículo conta com várias Ligas Europa ao serviço do Sevilha e do Villareal.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.