[weglot_switcher]

Rui Moreira: “TAP está a tentar impor um confinamento ao Porto e ao norte”

“O Porto, Trás-os-Montes, o Douro e o Minho, e a parte norte da região centro, também fazem parte de Portugal”, destacou Rui Moreira, exigindo que a TAP trate o Porto e a região norte com igualdade face a Lisboa na retoma dos voos.
26 Maio 2020, 12h43

O autarca do Porto veio hoje a público criticar o plano anunciado ontem pela TAP para a retoma de parte dos seus voos durante o mês de junho.

“Não tentemos por um momento ocultar a realidade. A realidade é simples: A TAP está a tentar impor um confinamento ao Porto e ao norte”, disse hoje Rui Moreira em conferência de imprensa.

A TAP anunciou na segunda-feira que as ligações entre o Porto e Lisboa vão aumentar para três por dia em julho, sendo repostas as “ligações diretas do Porto aos principais mercados de destino e origem de passageiros da TAP desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro”, anunciou ontem a companhia, incluindo voos para Paris, Luxemburgo e dois semanais para a Madeira.

“Na senda daquilo que tem sido a sua história, a TAP nunca perdeu o vínculo de ser uma empresa de caracter colonial e a sua estrutura nunca pensou de outra maneira”, acrescentou.

Dando o exemplo de 2016, “numa altura em que a TAP dizia que não reforçava os voos [para o Porto] porque não havia mercado, apareceram nove operadores”, incluindo a rota da United para Nova Iorque, o reforço da Turkish Airlines, e a entrada da Emirates.

Então, a TAP de uma “forma oportunista”, e num momento em que o aeroporto do Porto crescia, “a TAP voltou”. “Agora, numa altura em que o país mais precisa a TAP abandona o país. Porque estar só em Lisboa representar abandonar o país. Abandona Faro, Funchal, os Açores e o norte”, segundo o autarca numa conferência de imprensa na câmara da Maia.

“Tudo seria mais ou menos aceitável se a TAP fosse um operador privado. Mas sucede que a TAP não é carne nem peixe. É uma empresa privada quando tem de tomar decisões, e é uma empresa publica quando quer que os portugueses paguem os seus vícios, criados na operação ruinosa no brasil que levou a TAP à situação atual”, acusou Rui Moreira.

O autarca da cidade invicta questionou o Governo: “Vamos entrar na TAP, todos os portugueses, para que? A ajuda de Estado não é para resolver o problema da pandemia, mas para resolver os problemas”.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/tap-retoma-voos-para-maputo-luanda-e-nova-iorque-em-junho-592829

“Ou é uma empresa privada que não serve o país, ou é uma empresa participada pelo Governo que tem que ser tomada com um ativo estratégico nacional. Se querem uma companhia de carater regional, incorporem a TAP na Carris. Não façam de nós tolos”, afirmou.

Rui Moreira destacou o contributo da região norte para a produtividade do país durante a pandemia. “Esta região foi a que mais contribuiu para o crescimento da produtividade nacional onde as empresas continuaram a trabalhar”.

“Se o Governo entender apoiar a TAP, exigir que a TAP retome a mesma percentagem entre Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores”, defendeu.

“A TAP não pode ser tratada como uma entidade diferente. O Porto, Trás-os-Montes, o Douro e o Minho, e a parte norte da região centro, também fazem parte do publico e do Portugal”, concluiu Rui Moreira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.