[weglot_switcher]

Rui Rio alerta para “ilusões oportunisticamente vendidas” e “discurso enganador” do Governo

Através de uma carta dirigida “aos portugueses”, o líder do PSD sublinha que “temos uma governação que degradou, de forma acelerada, os serviços públicos”. E conclui: “Temos de ser capazes de reverter o caminho para o qual estamos a ser conduzidos”.
22 Fevereiro 2019, 16h50

O presidente do PSD, Rui Rio, escreveu uma carta dirigida “aos portugueses”, remetida através de e-mail e publicada na rede social Twitter, na qual alerta para as “ilusões oportunisticamente vendidas” e o “discurso político enganador” do atual Governo. “Temos uma governação que degradou, de forma acelerada, os serviços públicos”, acusa. E depois conclui: “Temos de ser capazes de reverter o caminho para o qual estamos a ser conduzidos, falando verdade e implementando uma governação voltada para a Europa e para o futuro”.

“Estou consciente de que está descontente com os partidos políticos. Sei, também, que não se revê na forma como a maioria dos políticos atua, fomentando birras partidárias que alimentam notícias estéreis e nada contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, começa por escrever Rio. “Por isso estou a tentar fazer diferente. Como seguramente tem reparado, não é fácil. As críticas são muitas e os obstáculos que tenho pela frente exigem uma grande determinação”.

“O futuro de Portugal reclama um conjunto de reformas estruturais profundas que não sendo feitas vão continuar a hipotecar o nosso desenvolvimento. É essa a razão pela qual tenho tentado que os partidos dialoguem entre si, relegando os seus interesses para segundo plano. Sabemos que a cultura partidária dominante é o contrário. É a do bota-abaixo. Mas Portugal exige-nos que assim não seja,” defende Rio, no dia seguinte ao chumbo da moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP na Assembleia da República.

“Alguns insinuam que isto é ser frouxo. Nós achamos que isto é pôr o interesse de Portugal à frente tudo o mais. Por outro lado, à medida que o tempo passa, tornam-se cada vez mais claras as falhas do atual Governo e da sua maioria parlamentar”, prossegue. “As greves que atravessa a sociedade portuguesa atestam bem as ilusões que nos foram oportunisticamente vendidas”.

“Com base num discurso político enganador, em que nada é totalmente verdade, nem nada é totalmente mentira, temos uma governação que degradou, de forma acelerada, os nossos serviços públicos. Desde o Serviço Nacional de Saúde, à falta de manutenção das vias de comunicação e às inúmeras falhas ao nível da segurança, diversos são os exemplos da incapacidade governativa”, salienta o presidente do PSD.

“A esperança que, ainda há pouco, nos vendiam, está hoje a transformar-se em desilusão”, aponta Rio, concluindo depois a missiva da seguinte forma: “Temos de ser capazes de reverter o caminho para o qual estamos a ser conduzidos, falando verdade e implementando uma governação voltada para a Europa e para o futuro. Porque só assim a esperança terá razão de ser. Um abraço”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.