[weglot_switcher]

Rússia: Banco Central sobe taxas de juro para máximos de 20 anos

A subida de 200 pontos base leva os juros até aos 21%, o que corresponde a uma taxa que não era vista desde 2003. Combater a inflação é o grande objetivo, fez saber aquela instituição.
Eugene Razumny / Vedomosti / TASS
25 Outubro 2024, 18h09

O Banco Central da Rússia subiu as taxas de juro de referência mais do que o esperado pelos analistas, em 200 pontos base, até aos 21%.

A decisão foi avançada esta sexta-feira e deixa os juros num máximo desde fevereiro de 2003, segundo reporta a Reuters. Os juros mais aproximados deste nível, desde então, foram atingidos em fevereiro de 2022, quando a mesma instituição efetuou uma subida até aos 20%.

De resto, os analistas estavam a esperar precisamente um incremento até aos 20% em outubro, tal como aconteceu em setembro. Os responsáveis esclareceram que a subida agressiva tem por objetivo fazer face à elevada taxa de inflação que se regista na economia russa.

Sediado em Moscovo, o banco central adotou uma postura hawkish (agressiva), acompanhada pelas declarações da governadora, Elvira Nabiullina, que deixou em aberto a possibilidade de uma nova subida em dezembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.