O cerco do Kremlin aos países europeus não tem limites. É que a Rússia de Vladimir Putin já está a espiar a Europa a partir do espaço.
Dois veículos espaciais russos têm realizado a intercepção de comunicações de uma dúzia de satélites do velho continente.
Em causa estão informações sensíveis transmitidas pelos satélites, mas há receios de que Moscovo pode conseguir manipular as trajetórias destes satélites ou até forçá-los a terem acidentes, revela o “Financial Times” esta quarta-feira.
A escala da tensão espacial tem aumentado nos três últimos anos, desde a invasão da Urânia pela Rússia.
Os russos estão a usar o Luch-1 e Luch-2 para realizar esta espionagem espacial. Os veículos espaciais têm realizado manobras suspeitas de forma repetida em órbita junto de alguns dos satélites europeus mais importantes.
Desde que foi lançado em 2023, o Luch-2 já esteve perto de 17 satélites europeus. Por vezes, fica semanas a fio junto de um destes satélites.
“Ambos os satélites são suspeitos”, disse ao “Financial Times” o major-general Michael Traut do comando espacial alemão.
A ideia seria ficarem posicionados no cone de dados que os satélites europeus estão a receber de terra para conseguirem interceptar a informação.
A informação transmitida não é encriptada, pois os satélites foram lançados há já alguns anos sem características avançadas de segurança.
Ficam vulneráveis à interferências ou destruição, com a interferência de atores hostis.
As manobras espaciais fazem parte da nova guerra híbrida da Rússia: pelo ar, mar, terra, espaço.
Ataques de sabotagem a infraestruturas críticas também fazem parte desta ofensiva.
Um ataque à rede de satélites “pode paralisar países inteiros”, destacou o ministro da Defesa alemão Boris Pistorius num discurso em setembro. “As atividades russas são uma ameaça para todos nós, especialmente no espaço. Uma ameaça que não podemos ignorar”.
São satélites usados para fins civis, como televisão satélite, mas também transmitem informação sensível, e comunicações militares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com