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Sabe quais são as tendências da Black Friday em Portugal?

Evitar as lojas à meia-noite e entre as 10 e 11 horas pode ser um ponto essencial se não gostar de confusão, uma vez que são os horários mais atraentes para as compras, mas existe maior stock de produto. As vendas em Portugal, em 2018, aumentaram 792% relativamente ao ano anterior.
22 Novembro 2019, 09h00

Só por si, o evento da Black Friday já se tornou uma tendência em Portugal e no mundo. A tradição nasceu nos Estados Unidos, nos anos 90, e desde então tornou-se um dos principais símbolos de consumismo mundial.

Em Portugal, esta data de consumismo também já se tornou famosa e une diversos descontos nas lojas físicas e em lojas online. Com a data tão próxima do Natal, torna-se o pretexto perfeito para começar a riscar alguns tópicos da lista de prendas.

No ano passado, algumas lojas abriram ao público à meia-noite, como acontece nos Estados Unidos. Apesar de ser uma sexta-feira, este é um dos horários com mais atividade, juntando-se ao horário das 10 horas às 11 horas da manhã, um dos que também tem mais aderência, uma vez que é o horário de abertura de muitas lojas em centros comerciais.

Durante o evento em Portugal, um consumidor adquire em média 3,2 produtos, sendo que este ano estão a planear gastar uma média de 216 euros, em lojas online e físicas, afirma um novo estudo da Picodi.

Ainda que muitas lojas iniciem as promoções na segunda-feira, o maior interesse verifica-se na sexta-feira, com 25,8% em Portugal, enquanto no mundo observou-se uma corrida na ordem dos 33,4%. Quinta-feira é o segundo dia da semana em que também se verifica algum movimento, sendo que no sábado este cai para valores do início da semana, em que as promoções não estão bem definidas.

Como estas promoções tendem a atrair os mais consumistas, verifica-se um aumento de vendas nesta data, com Portugal a aumentar as vendas em 792% em relação a 2017. Segundo os dados da Picodi, na Black Friday a média mundial de compras, em 2018, aumentou 663% em comparação com o ano anterior, enquanto em Espanha se observou um aumento de vendas em 706%, no Reino Unido aumentaram 1.708%, na África do Sul cresceram 1.952% e na Alemanha 2.418%.

Nos descontos, os dados recolhidos pela Picodi avançam que o desconto médio praticado em 2017, de 56%, diminuiu para 54% em 2018. Esta percentagem de desconto cumpre as expectativas dos clientes, que esperam receber uma média de 57% de desconto durante as suas compras.

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