[weglot_switcher]

Sabe tudo sobre as notas que tem na sua carteira?

Muitas vezes as dúvidas que surgem sobre as notas que temos, e aquelas que circulam, não têm resposta. O Banco de Portugal apresenta a resolução para alguma das questões mais frequentes.
4 Setembro 2018, 11h17

A digitalização da sistema financeiro pode ser uma das grandes tendências do mundo, mas o dinheiro vivo ainda não desapareceu. Enquanto tal não acontece, é comum que surjam dúvidas sobre as notas que circulam pelas carteiras. ”Rasguei a minha nota e agora?”; ”será que posso pagar com esta?” ou “onde posso trocar a minha nota danificada?” são questões comuns. Estas são as respostas, de acordo com informações disponibilizadas pelo Banco de Portugal.

As minhas notas foram produzidas em Portugal?

Sim e não. O Banco de Portugal tem uma empresa impressora de notas, a Valora, S.A., que funciona nas instalações do Banco de Portugal no Carregado. A Valora produz uma quota-parte de notas de euro sob responsabilidade do Banco de Portugal. Pode facilmente identificá-las através do número série impresso nas notas. Este inicia-se sempre com a letra M.

Contudo, existe o Eurosistema, ou seja, a descentralização da produção de notas. Cada banco central de cada país é responsável, anualmente, pela produção de uma ou mais denominações, para si próprio e para fornecer a outros bancos centrais. Por isso, apesar de haver uma impressora de notas portuguesa, é muito fácil que um dia encontre uma nota, ou uma moeda, euro oriunda na sua carteira.

Enquanto comerciante, posso recusar pagamentos com notas de 100 euros ou superiores?

Não. Os comerciantes têm o dever de aceitar qualquer tipo de nota. Também não podem exigir identificação de alguém como condição para aceitar pagamentos com notas. Como consumidor, caso seja confrontado com situações destas, deve contactar o Banco de Portugal ou a Polícia Judiciária.

Se me deparar com uma nota contrafeita a meio de um pagamento, o que faço?

Não aceite. É importante saber reconhecer a autenticidade das notas antes de as aceitar num pagamento. Se as souber reconhecer, não as deve aceitar e caso esteja na posse de uma, não as deve passar a terceiros. Passar dinheiro falso é crime. Caso suspeite que uma nota é contrafeita, dirija-se à Polícia Judiciária, ao Banco de Portugal ou uma qualquer instituição de crédito ou autoridade policial.

Ao receber uma nota de euro, confira os vários elementos de segurança e, em caso de dúvida, compare-a com uma nota que saiba ser verdadeira, procurando sempre as diferenças e nunca as semelhanças.

Posso trocar uma nota suja/mutilada/danificada?

Sim. Para efectuar a troca deve dirigir-se a uma das tesourarias do Banco de Portugal para que a nota seja examinada. O Banco de Portugal substitui as notas de euro mutiladas ou danificadas por uma nota de igual valor. Se forem levantadas dúvidas relativas à intencionalidade da mutilação ou do dano da nota, deve identificar-se e explicar, por escrito, a causa da mutilação ou dano ou o sucedido às partes em falta na nota.

Ainda tenho notas de escudos. Posso trocá-las?

Depende. Apenas as notas de escudo que foram retiradas de circulação até 20 anos, poderão ser trocadas por notas ou moedas de euro, nas tesourarias do Banco de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.