[weglot_switcher]

SABSEG lança ferramenta gratuita que permite calcular pegada de carbono

“Desenvolvida em parceria com a Get2C, esta iniciativa reforça o nosso compromisso estratégico em contribuir para um futuro mais sustentável e consciente”, salienta a SABSEG.
22 Abril 2025, 13h26

A SABSEG lançou uma ferramenta digital gratuita que permite calcular a pegada de carbono individual.

“Desenvolvida em parceria com a Get2C, esta iniciativa reforça o nosso compromisso estratégico em contribuir para um futuro mais sustentável e consciente. A plataforma proporciona uma experiência interativa e pedagógica através de um questionário intuitivo que abrange quatro áreas essenciais – transportes, alimentação, energia e resíduos. Após o preenchimento, os utilizadores recebem um diagnóstico detalhado da sua pegada ecológica, uma comparação com a média nacional e global, além de sugestões práticas para reduzir o seu impacto”, refere a empresa.

O chief operating officer da SABSEG, Carlos Martins, salientou que a organização no seu papel de corretor de seguros líder em Portugal, “temos a responsabilidade de antecipar riscos, protegendo pessoas e organizações” e acrescenta que atualmente “um dos riscos mais críticos é o ambiental”.

Com esta ferramenta, sublinha Carlos Martins, é dado um “passo claro e concreto” no sentido de mobilizar cidadãos e empresas para “práticas mais responsáveis, contribuindo para a prevenção e redução dos riscos ambientais que já
enfrentamos”.

Esta ferramenta tem duas abordagens, uma dirigida aos consumidores e outra para empresas.

A versão para os consumidores “permite ao público em geral calcular, gratuitamente, a sua pegada ecológica e receber recomendações práticas e personalizadas sobre como reduzir o seu impacto ambiental”.

Na versão para empresas a ferramenta “pode servir como referência para ações internas e externas de sustentabilidade, programas ESG e campanhas de sensibilização ambiental corporativa. Desta forma, as organizações podem incentivar os seus colaboradores e parceiros a adotarem, no seu dia a dia, práticas mais sustentáveis e conscientes”.

O diretor geral de Marketing e Comunicação da SABSEG, Rui Romeiro, diz que “mais do que proteger bens e património” a visão da empresa “passa por criar valor partilhado e sustentável”.

Rui Romeiro acrescenta que ao se disponibilizar esta ferramenta “estamos a dar o nosso contributo para incentivar uma reflexão coletiva sobre as nossas decisões quotidianas e o seu impacto a longo prazo. Para nós, é este o verdadeiro significado de proteção”.

A ferramenta está disponível no site da SABSEG.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.