[weglot_switcher]

SAD do Benfica considera OPA “oportuna” e “a contrapartida é justificada”

Em comunicado divulgado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Benfica diz que “a Benfica SAD que a Oferta, nos moldes em que lhe foi apresentada, é oportuna e a contrapartida é justificada, reunindo as condições adequadas à sua aceitação por parte dos seus destinatários.
25 Novembro 2019, 20h53

A Sport Lisboa e Benfica SAD considera que a OPA lançada pelo Sport Lisboa e Benfica “é oportuna” e referiu que “a contrapartida é justificada”.

No dia 18 de novembro, o Benfica lançou uma OPA parcial sobre 28,0653% das ações representativas do capital social da Benfica SAD, pagando cinco euros por ação.

Em comunicado divulgado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do Benfica disse que “a Benfica SAD que a Oferta, nos moldes em que lhe foi apresentada, é oportuna e a contrapartida é justificada, reunindo as condições adequadas à sua aceitação por parte dos seus destinatários.

A SAD do Benfica, liderada por Domingos Soares de Oliveira, considera que ” a oportunidade de uma oferta constitui corolário da avaliação estratégica empresarial que o conselho de administração da sociedade visada faz sobre as condições objetivas da mesma”.

Sobre o preço oferecido – cinco euros por ação – a SAD benfiquista explicou que é superior não apenas à cotação média ponderada das ações da Benfica SAD nos seis meses anteriores à divulgação do anúncio preliminar da OPA, mas também à cotação intradiária mais elevadas das ações no mesmo período.

Desta forma, a sociedade anónima desportiva considera que a oferta permite “aos acionistas que adquiriram ações da Benfica SAD no decurso da oferta pública de distribuição realizada em 2001 venderem ações de que são titulares a um preço semelhante ao preço nominal a que as mesmas foram então subscritas, conferindo-lhes a possibilidade de recuperarem o montante investido, caso vendam as referidas ações na Oferta”.

“É retribuída, assim, a confiança depositada na Benfica SAD que aqueles manifestaram através da participação num aumento de capital decisivo para a vida da empresa”, lê-se na nota.

Sobre os planos estratégicos que o Benfica tem para a SAD, a instituição liderada por Domingos Soares de Oliveira frisou que “a oferta permite o reforço da posição acionista do Sport Lisboa e Benfica na Benfica SAD, o que possibilita a continuidade do rumo estratégico que tem vindo a ser prosseguido nos últimos anos”.

No caso do Benfica passar a ser formalmente detentor de mais ações na SAD em número superior àquelas que integram a participação direta do Benfica na SAD, “continuará a ser o Sport Lisboa e Benfica a deter, direta ou indiretamente, a totalidade dessas ações e a determinar, em exclusivo, o sentido dos direitos de voto inerentes às mesmas, uma vez que é o acionista controlador do oferente”, lê-se.

(atualizada)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.