Saiba se os seus dados pessoais foram roubados ao Facebook

Aqui fica uma forma simples de saber se a sua informação pessoal faz parte dos dados roubados ao Facebook.

Facebook

De certeza que já ouviu falar da divulgação online de informações pessoais pertencentes a 533 milhões de utilizadores do Facebook (incluindo mais de 2 milhões de utilizadores portugueses), roubadas em 2019, mas que foi divulgada este fim-de-semana. Os dados divulgados, incluem números de telefone, ID do Facebook, datas de nascimento, entre outra informação.

Como pode ficar a saber se os seus dados fazem parte da lista?
A forma mais simples é aceder ao site Have I Been Pwned e inserir o seu número de telefone (incluindo o indicativo de país, no caso de Portugal é +351), ou o endereço de email que usou para se registar no Facebook (ou noutro serviço qualquer), para ver em que listas resultantes de roubos de dados conhecidos é que estão os seus dados.

O que fazer se os seus dados estiverem na lista?
Há pouco a fazer, pelo menos no caso do roubo de informação ao Facebook, mas pode alterar a password, usar um gestor de passwords que consiga gerar passwords complexas e únicas para cada site ou serviço online que use, usar autenticação de dois factores e ficar alerta para outros roubos de dados que venham a ser noticiados.

PCGuia
Recomendadas

Mais de 51 milhões de euros em reembolsos de IRS começam a chegar aos contribuintes

Os primeiros reembolsos de IRS vão chegar a perto de 55 mil contribuintes num total de imposto a devolver de 51,1 milhões de euros. Um montante apurado nas mais de 73 mil declarações já liquidadas, revelou ao Jornal Económico fonte oficial do Ministério das Finanças. Segundo o último balanço da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), até esta quarta-feira, 14 de abril, mais de 1,9 milhões de declarações de IRS já foram submetidas.

Mora em Lisboa? Pode fazer dois testes gratuitos à Covid-19 por mês

A Câmara Municipal de Lisboa alargou o plano de testagem massiva a todos os residentes na cidade. A partir de amanhã, os testes rápidos chegam a todos e não apenas a quem vive nas freguesias de maior risco. Há mais de 90 farmácias aderentes.

Sabe o que é um crime ciberdependente?

Fique a conhecer o é que considerado burla no comércio eletrónico. Os crimes ciberdependentes são qualquer crime que só pode ser cometido através de computadores, redes de computadores ou outras formas de tecnologia de comunicação da informação e são normalmente direcionados a computadores, redes ou outros recursos de TIC, pelo que, sem a Internet os […]
Comentários