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Samba e Gazelle fazem Adidas regressar aos lucros no primeiro trimestre

As receitas da empresa alemã cresceram 4% para 5,458 mil milhões de euros, na sequência de um crescimento em todas as regiões exceto a América do Norte.
30 Abril 2024, 09h09

A Adidas reportou esta terça-feira um lucro de 171 milhões de euros no primeiro trimestre, o que representou uma melhoria expressiva em relação ao prejuízo de 24 milhões de euros registado nos mesmos três meses do ano passado.

As receitas da empresa alemã, com sede em Herzogenaurach, cresceram 4% para 5,458 mil milhões de euros, na sequência de um crescimento em todas as regiões exceto a América do Norte. Por exemplo, o crescimento na Europa foi de 14%.

O lucro operacional mais que duplicou de 60 milhões de euros entre janeiro e março de 2023 para 336 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Por outro lado, os inventários caíram mais de 1,2 mil milhões de euros, em termos homólogos, para 4,4 mil milhões de euros.

“O negócio evoluiu melhor do que esperávamos durante o primeiro trimestre. As vendas, a margem bruta e o lucro operacional foram melhores do que o planeado inicialmente. As nossas vendas a preço integral nos canais DTC (Direct-To-Consumer) foram fortes e o sell-out os nossos parceiros retalhistas foi superior ao sell-in. Isto significa stocks mais baixos, menos descontos e melhores margens brutas tanto para parceiros como para nós”, comentou o CEO da Adidas, na mensagem que acompanhou o relatório financeiro.

A margem bruta melhorou 6,4 pontos percentuais para 51,2%.

Bjørn Gulden explicou que o crescimento foi impulsionado pela unidade de negócio de Lifestyle, especialmente a gama de calçado Originais, embora a empresa também assista a um “bom desempenho” nos produtos de corrida, futebol e basquetebol. “A procura pelas nossas franquias de calçados Samba, Gazelle, Spezial e Campus ainda é muito forte e crescente, mas também vemos novas franquias, como SL72, a começar a ter elevada procura”, detalha.

O CEO considera que a Adidas tem “um pipeline de produtos muito forte para os próximos trimestres”, que serão marcados por campeonatos importantes para a marca, como o Euro 2024, Copa América, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas reconhece que o mercado ainda permanece “volátil”.

O relatório e contas da Adidas foi publicado no mesmo dia em que o instituto económico alemão Ifo confirmou que o clima de negócios no sector do retalho continuou a melhorar em abril na Alemanha. O índice subiu para -14,5 pontos dos anteriores-17,5 pontos (março) e as expectativas comerciais dos retalhistas germânicos também são mais otimistas, mas permanecem bastante cautelosas.

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