A Nike continua a perder terreno para a sua maior concorrente, a Adidas. A marca alemã fundada por Adolf Dassler tem trabalhado arduamente para atrair os consumidores que perdeu nos últimos anos por falta de avanço.
No entanto, foram os modelos mais simples (e também coloridos) que têm vindo a impulsionar as vendas e fortes ganhos da empresa desportiva: os Samba e Gazelle. Analistas citados pela “Reuters” apontam que foram estes dois pares que fizeram com que as vendas da Adidas aumentassem, com os mesmos a prever receitas na ordem dos 6,4 mil milhões de euros, um aumento anual de 10%.
No entanto, e por se manterem no pódio dos pares desportivos/casuais há mais de um ano, os mesmos analistas preveem que os Samba se reformem nos próximos tempos, isto tudo porque quem os queria adquirir já o fez. “Os sneakerheads [fãs de ténis] já os têm. Agora, vemos a Adidas a liderar a tendência que vai começar a cair, indo vender os produtos a preços mais baixos”.
Ainda assim, e apesar de poderem ser ‘forçados’ a reduzir os preços, “ainda podem retirar um enorme crescimento, porque há quem não tem os ténis porque não os queria comprar a 100 dólares mas está disponível a pagar 60”.
Além dos Samba e dos Gazelle, a Adidas também se tem destacado com os Spezial. Todos estes modelos vão apresentando cores variadas e com vários tecidos, o que permite à Adidas vendas maiores. Exemplo disso mesmo é que a marca das três riscas adiantou estar a tentar acompanhar a procura por parte dos retalhistas.
Mas a marca não parece amargurada com a futura fraca procura. Isto porque já encontrou alternativa nos Campus e nos SL72, cujos modelos mais retro têm atraído bastante procura.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com