[weglot_switcher]

Sanofi faz acordo de dois mil milhões com empresa norte-americana para criar vacinas

A farmacêutica francesa passa a ter os direitos exclusivos mundiais para desenvolver, fabricar e vender vacinas contra doenças infeciosas utilizando a tecnologia da empresa de biotecnologia Translate Bio, cujas estão a disparar 40%.
23 Junho 2020, 17h00

A farmacêutica Sanofi informou esta terça-feira que assinou um acordo de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros) com a empresa norte-americana Translate Bio para desenvolver novas vacinas – inclusive contra a doença causada pelo novo coronavírus.

O acordo, estabelecido através da unidade de negócios Sanofi Pasteur, reforça a presença da multinacional francesa neste mercado e torna-a na quarta maior acionista da Translate Bio, com uma participação de 7,2%. Na prática, ao estenderem esta colaboração, a dupla de empresas vai criar uma gama de vacinas de mRNA (ácido ribonucleico).

A Sanofi passa, assim, a ter os direitos exclusivos mundiais para desenvolver, fabricar e vender vacinas contra doenças infeciosas utilizando a tecnologia da Translate Bio, que permite instruir as células humanas a produzir proteínas específicas que, por sua vez, geram imunidade a uma doença, segundo o comunicado.

Em relação à Covid-19, a Sanofi espera que a sua vacina experimental entre em fase testes clínicos até o final do ano e, caso corram bem, haja aprovação regulatória no segundo semestre de 2021. A farmacêutica de Paris, que prevê ter capacidade de fazer entre 90 milhões e 360 ​​milhões de doses por ano, também está a trabalhar noutra vacina com a britânica GlaxoSmithKline.

As ações da biotecnológica de Massachusetts – que vai receber da Sanofi um pagamento antecipado de 425 milhões de dólares (aproximadamente 375 milhões de euros) estão a disparar 40,42%, para 22,80 dólares, na bolsa de Nova Iorque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.