[weglot_switcher]

Santa Maria – O impacto da aviação na mais antiga das ilhas açorianas

Marcada desde há muitas décadas pela presença da aviação e da aeronáutica, Santa Maria tem muitos encantos para descobrir, aliando gastronomia e paisagens para mais altos voos enquanto destino turístico.
4 Janeiro 2020, 10h00

Há cada vez mais potencial turístico relacionado com a aviação, a aeronáutica e o aeroespacial na ilha mais antiga do arquipélago açoriano, onde Cristóvão Colombo escalou em 1493 (no regresso da primeira viagem à América). A mais recente novidade é o Roteiro do Aeroporto de Santa Maria. Refira-se, ainda, que se localizam na ilha o Centro de Controlo Oceânico e Torre Santa Maria (CONTATL); o Centro de Formação de Aeronáutica dos Açores (CFAA) da SATA; a LPAZ – Associação para a Valorização e Promoção do Aeroporto de Santa Maria; a nova estação da Agência Espacial Europeia (ESA)/2014, que faz o rastreio móvel de satélites; a segunda Estação Geodésica da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE); a sede física da Agência espacial Portugal Space; a Edisoft Açores; e, brevemente, irá ter também a Autoridade Nacional do Espaço.

Naquela que era a ilha mais esquecida dos Açores existe uma particularidade arquitetónica singular: as cores dos rebordos das portas e janelas das casas típicas marienses diferem de freguesia para freguesia (são cinco).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.