[weglot_switcher]

Santander entre os potenciais compradores do banco polaco do Société Générale

Para além do Santander e do BCP, o Credit Agricole já havia sido apontado como interessado no Eurobank, avança a Reuters.
26 Junho 2018, 16h11

O espanhol Santander faz parte de uma lista de potenciais compradores do Eurobank, o banco polaco do  Société Générale, avança a Reuters que cita duas fontes do setor bancário.

A confirmar-se é a segunda operação do Santander na Polónia num curto espaço de tempo.  O Santander comprou o negócio do Deutsche Bank Polska, numa operação custou ao banco espanhol 305 milhões de euros e deu-lhe 113 agências e 1.500 trabalhadores.

A Reuters tinha noticiado no início deste mês que o Société Générale estava a estudar uma venda do Eurobank, dada a crescente pressão competitiva no setor.

A Reuters diz que o Credit Agricole está interessado no Eurobank, e  cita fontes que apontam também para o Millennium de Portugal como potencial comprador.

“O Santander BZ WBK estará a jogo”, disse uma fonte do setor bancário à agência, acrescentando que o Credit Agricole também está interessado, já que o banco francês tem de decidir se vai expandir-se ou sair da Polónia.

O Eurobank é o 17º maior banco polaco, com ativos de 14 mil milhões de zlotys (3,2 mil milhões de euros), e é 20 vezes mais pequeno que o maior banco do país, o PKO Bank Polski. No ano passado, o Eurobank teve um lucro líquido de 103 milhões de zlotys (23,7 milhões de euros).

A venda do Eurobank reforçaria uma tendência mais ampla de consolidação do setor bancário poloco, que acelerou nos últimos anos, à medida que a eurocrítica Law and Justice (PiS), que governa o país, encorajava a propriedade doméstica.

No início deste ano, o grupo polaco BGN BNP Paribas, do BNP Paribas, concordou em comprar o banco polaco Raiffeisen, depois de vários meses antes o BZ WBK do Santander ter assinado um contrato para comprar alguns activos da divisão polaca do Deutsche Bank.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.