O Santander está a preparar os próximos programas de empreendedorismo, que voltam em setembro com novos apoios ao desenvolvimento de ideias inovadoras. O banco vai dar o pontapé de saída a dois em particular: o “X Launch”, para auxílio na entrada no mercado, e o “X Explorer”, na vertente da sustentabilidade do negócio.
Santander e Fundação Oxentia lançam candidaturas para startups e scaleups de projetos de cibersegurança
As candidaturas para ambos estão abertas ao longo da segunda quinzena deste mês e decorrem até 20 de agosto (Launch) e 1 de setembro (Explorer). Para se inscreverem, os(as) empreendedores têm de apresentar uma ideia ou um protótipo em fase de pré-incubação, contudo não podem ter uma empresa legalmente constituída associada a esse projeto.
Tanto o “Santander X Launch” como o “Santander X Explorer” são gratuitos, têm a duração de doze semanas – 4 de setembro e 24 de novembro de 2023 no primeiro programa e 25 de setembro e 17 de dezembro de 2023 no caso do segundo – e contam com um formato de mentoria digital.
O Santander X Launch “é um programa intensivo de empreendedorismo, desenvolvido em parceria com a Babson College, que permitirá aos participantes explorar as competências empresariais e os conhecimentos essenciais para avançar com o seu projeto e lançar-se no mercado”, detalha a instituição bancária, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
Segundo o banco, “ao longo da formação, serão abordados os princípios essenciais para a definição e implementação de um novo negócio”, nomeadamente “conceber e realizar testes de mercado; recolher e analisar dados relacionados com a conceptualização dos produtos, vendas e marketing; e construir uma narrativa de marca para cativar clientes, recrutar sócios/parceiros e angariar recursos”.
Prevê-se também a marcação de várias sessões de networking para partilhar conhecimentos e aumentar a rede de contactos internacional.
Por sua vez, o Santander X Explorer “tem como propósito transformar uma ideia de negócio num projeto sustentável, dando o seu contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030”. Logo, de acordo com o Santander, possui “uma abordagem prática e baseada em dinâmicas de aprendizagem social” e é “projetado para que os participantes se tornem parte ativa da mudança, através da criação de projetos economicamente sustentáveis em diferentes indústrias, setores e tipos de organizações”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com