[weglot_switcher]

Santander tem 1,5 milhões de euros para ajudar estudantes e universidades

O banco liderado por Pedro Castro e Almeida tem fundos para apoiar no imediato os alunos que se encontram em situação económica de emergência. Em setembro serão disponibilizadas mil bolsas de apoio social.
7 Abril 2020, 12h40

O Sandanter Totta, em conjunto com  50 instituições de ensino superior em Portugal, tem 1,5 milhões de euros destinados a promover iniciativas de apoio aos estudantes e famílias portuguesas de forma a minimizar os dados económicos e sociais com origem na crise da Covid-19.

No imediato, os programas de mecenato entre o Santander e as universidades têm já disponibilizados fundos para alunos que se encontram “em situação de emergência económica”, referiu a instituição financeira liderada por Pedro Castro e Almeida. E, a partir de setembro, mil alunos poderão beneficiar de bolsas de apoio social.

“As várias instituições estão a utilizar fundos do banco para apoio aos estudados que começarem a sentir os efeitos económicos e sociais da pandemia”, lê-se na nota.

Outra das medidas consiste no suporte do ensino à distância através da “aquisição de computadores e equipamento informático”. Esta medida abrange ainda os funcionários das universidades, de forma a potenciar o respectivo teletrabalho.

Os fundos do Santander terão ainda um papel relevante na área da saúde ao reforçarem o papel das universidades e dos politécnicos no combate ao novo coronavírus, “adaptando os seus laboratórios para a produção de testes e utilizando impressoras 3D para a produção de equipamento de proteção para o pessoal de saúde que tanto escasseiam no mercado”.

“Cada universidade ou instituto politécnico selecionará ainda medidas locais que pretende realizar, tendo em conta as necessidades mais proeminentes das cidades em que estão inseridas”, explicou o banco.

O Santander vai também criar um fundo para acelerar projetos de impacto social ligados ao novo coronavírus que estão a ser desenvolvidos por voluntários das universidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.