[weglot_switcher]

Santander Totta absorve negócio do Popular e sobe ao ‘Top 3’ em Portugal

O banco liderado por Vieira Monteiro passa a deter uma quota de mercado de cerca de 17%, tornando‐se no maior banco privado português em termos de ativos no mercado doméstico e também de crédito e um dos maiores em termos de recursos de clientes. Somando com o Popular Portugal , o valor dos ativos passa a ser de 53,9 mil milhões de euros.
  • Cristina Bernardo
7 Junho 2017, 11h41

Em Portugal o Santander Totta vai absorver o negócio do Banco Popular Portugal, que depois desaparecerá.

O banco liderado por António Vieira Monteiro torna‐se no maior banco privado em ativos e no apoio  às famílias e às empresas portuguesas, passando assim para o Top 3 dos bancos portugueses. Liderado pela CGD e pelo BCP (que em termos consolidados continua em segundo no ranking).

O Banco Santander Totta passa a deter uma quota de mercado de cerca de 17%, tornando‐se no maior banco privado português em termos de ativos no mercado doméstico e também de crédito e um dos maiores em termos de recursos de clientes. Somando com o Popular Portugal, o valor dos ativos passa a ser de 53,9 mil milhões de euros.

O Banco Santander torna‐se no maior banco em Espanha e o Banco Santander Totta no maior banco privado em Portugal em ativos e no apoio às empresas e às famílias portuguesas.

“Com esta aquisição, mais de 21 milhões de clientes nos dois países passarão a beneficiar de uma muito mais ampla rede de balcões e de uma mais larga oferta de produtos e de serviços”, diz o banco.

Para permitir a compra, o Conselho de Administração do Banco Santander em Espanha irá aprovar um aumento de capital de 7 000 milhões de euros, que garantirão o capital e as provisões necessários para que o Banco Popular possa operar com normalidade.

Como resultado desta operação, o Banco Santander Totta incorporará o Banco Popular Portugal, criando as condições para desenvolver ainda mais a sua atividade de apoio às famílias e empresas portuguesas.

A decisão hoje tomada garante aos clientes do Banco Popular Portugal e aos seus cerca de 1000 colaboradores os benefícios da solidez e confiança que são reconhecidos ao Santander Totta.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.