O Banco Santander ultrapassou o Barclays e vai adquirir o TSB Bank ao Sabadell por 2,65 mil milhões de libras (aproximadamente 3,1 mil milhões de euros), segundo o El Economista.
A transação, que ainda tem de ser aprovada pelos acionistas do banco, irá gerar mais-valias para o grupo catalão.
A venda irá, portanto, gerar aproximadamente 200 milhões de libras em ganhos de capital para o banco.
Depois do pagamento, o Sabadell vai destinar 3,8 mil milhões de euros à remuneração dos acionistas nos próximos doze meses.
A integração do TSB no Santander Reino Unido vai gerar sinergias no valor de mais de 400 milhões de libras (aproximadamente 466 milhões de euros), o que equivale a 13% da base de custos da entidade resultante da transação.
O Sabadell adquiriu o TSB Bank ao Lloyds Banking Group em 2015 por 1,7 mil milhões de libras (2 mil milhões de euros), mas registou a subsidiária pelo valor contabilístico de 2,4 mil milhões de euros. A diferença de aproximadamente 700 milhões de euros a mais é explicada pelos investimentos realizados posteriormente na subsidiária, principalmente na plataforma de IT.
A administração do banco catalão garantiu aos acionistas que a transação só seria concluída se gerasse valor, descartando uma venda que resultasse em prejuízos. O Sabadell nega que a venda tenha sido orquestrada para frustrar as ambições de aquisição do BBVA com uma venda deficitária.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com