[weglot_switcher]

SAP vai investir mais de 20 mil milhões de euros em soluções de soberania digital

O objetivo da SAP é conquistar clientes no setor público e nos setores altamente regulamentados, como a defesa.
2 Setembro 2025, 11h29

A SAP vai investir mais de 20 mil milhões de euros, numa década, para reforçar a sua oferta de produtos de soberania digital, que está a ser agora alargada à Europa continental, anunciou a tecnológica esta terça-feira, 2 de setembro.

O objetivo é oferecer aos clientes europeus o controlo total sobre os seus dados e infraestruturas, com soluções que garantam a soberania de dados, operacional, técnica e legal, permitindo, ao mesmo tempo, beneficiar da evolução da inteligência artificial.

“A soberania já não é opcional, é imperativa”, afirmou Thomas Saueressig, administrador da SAP, numa conferência após a apresentação da oferta reforçada.

O propósito da SAP é conquistar clientes no setor público e nos setores altamente regulamentados, como a defesa, setor em que a União Europeia (UE) planeia investir 800 mil milhões de euros nos próximos quatro anos.

Com este posicionamento, a SAP passa a competir diretamente com os principais players norte-americanos que também introduziram recentemente soluções de cloud soberana. Neste caso, ser uma empresa europeia, é uma vantagem na adaptação aos regulamentos mais estritos deste lado do Atlântico.

Thomas Saueressig refere o atual quadro geopolítico, marcado pelo antagonismo entre diferentes blocos comerciais, e a necessidade de se encontrarem plataformas que permitam o aproveitamento das inovações com inteligência artificial como catalisadores do investimento.

“A capacidade da Europa liderar a próxima era da inovação digital, e em particular da inteligência artificial, dependerá de quão eficazmente conseguirmos aplicar a IA para responder a desafios e casos de uso específicos de cada sector”, afirma.

Nos Estados Unidos, a empresa já disponibiliza desse 2021 este tipo de oferta, através da SAP National Security Services, para clientes com requisitos de segurança nacional.

Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia contam com o SAP Sovereign Cloud através de hyperscalers (centros de dados) parceiros como com o modelo Sovereign Cloud On-Site, desde 2023.

Na Europa, o SAP Sovereign Cloud começou a ser disponibilizado em fevereiro deste ano e foi aprofundado agora com o SAP Cloud Infrastructure (infraestrutura como serviço) e o SAP Sovereign Cloud On-Site em centros de dados selecionados ou dos próprios clientes.

A SAP Cloud Infrastructure opera inteiramente na Europa. Todos os dados permanecem armazenados dentro das fronteiras da UE e a operação está em conformidade com a legislação europeia de privacidade e com os requisitos de cloud soberana. As organizações que exigem mais elevados níveis de controlo podem optar pelo SAP Sovereign Cloud On-Site, uma infraestrutura autogerida alojada nos centros de dados do próprio cliente.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.