[weglot_switcher]

Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção ativa e tráfico de influências

O antigo presidente francês foi considerado culpado de corrupção ativa a um magistrado e de tráfico de influências. Foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa.
1 Março 2021, 13h41

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi considerado culpado de corrupção ativa a um magistrado e de tráfico de influências. O ex-governante foi condenado a três anos de prisão, com dois de pena suspensa, ou seja, apenas um ano de prisão efetiva. A leitura da sentença foi feita esta segunda-feira no Tribunal de Paris, avança a imprensa internacional.

O Ministério Público francês acusou Sarkozy de ter subornado um juiz de Marselha, e com intermediação do seu advogado, para receber informações de uma outra investigação onde era visado. A acusação tinha pedido uma pena de quatro anos, dois dos quais de prisão efetiva.

Sarkozy torna-se assim no segundo presidente francês a ser condenado por um tribunal francês. O primeiro foi Jacques Chirac, que foi condenado em 2011 por desvio e uso indevido de fundos públicos quando era presidente da Câmara de Paris. Chirac foi o primeiro chefe de Estado francês a ser julgado desde que o marechal Philippe Pétain foi considerado culpado de traição no final da Segunda Guerra Mundial por colaborar com a Alemanha nazi.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.