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SATU regressa em 2028 com investimento de 100 milhões

É a revolução do metrobus na grande Lisboa. O SATU está de regresso, mas em versão autocarro elétrico com via exclusiva para ligar as Linhas de Sintra a Cascais. Para Lisboa há o projeto LIOS, que sai da estação de Algés. E há outro projeto para ligar Lisboa-Cascais via A5, mas sem trânsito.
28 Fevereiro 2025, 07h24

Oeiras tem um problema de mobilidade. É o único concelho da grande Lisboa que recebe diariamente tantas pessoas como as que se deslocam para fora: saem 60 mil e entram 50 mil.

É neste cenário que surge o regresso do SATU que nasceu em 2004 com o objetivo de ligar as linhas de Cascais e de Sintra. Mas dos 11 km de extensão e 16 estações previstas, apenas surgiu 1 km de linha e 3 estações. O metro autónomo de Oeiras acabou por parar de vez em 2015. Mas o Sistema Autónomo de Transporte Urbano (SATU) está de volta, mas numa modalidade diferente: a nova versão vai ser em metrobus ou Bus Rapid Transit (BRT), isto é, autocarros elétricos em faixa exclusiva.

O investimento previsto é de 100 milhões de euros para entrar em operação no final de 2028.

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