[weglot_switcher]

Saudi Telecom quer distribuir dividendos de 2,6 mil milhões

A Saudi Telecom aponta que a recomendação de aumentar dividendos ainda vai ser apresentada na reunião de acionistas, e que valor vem no seguimento do “excecional desempenho operacional”.
Saudi Telecom
REUTERS/Albert Gea
27 Agosto 2024, 13h59

A operadora de telecomunicações Saudi Telecom (STC), um dos principais acionistas da Telefónica com uma participação de 9,9%, vai amentar a distribuição de dividendos em 37,5%. Lembrar que a STC esteve na corrida para a compra da dona da MEO em Portugal, mas abandonou, sendo entretanto aconselhada a analisar a compra da Vodafone.

O dividendo anual vai passar de 0,38 para 0,52 euros por ação. A distribuição total aos acionistas sobe então de 1,9 mil milhões para 2,6 mil milhões de euros, nos próximos três anos, referiu a empresa.

O anúncio da recomendação do aumento do dividendo impulsionou ainda os ganhos da organização na bolsa, com os seus títulos a alcançarem máximos vistos em 2023.

A Saudi Telecom vai levar a ideia do aumento de dividendos à próxima assembleia-geral de acionistas, cuja data ainda não foi revelada. “A recomendação baseia-se na forte posição financeira do grupo e no excecional desempenho operacional, apoiada pela estratégia focada na expansão e no crescimento contínuo”, adiantou a empresa.

A empresa apresentou lucros líquidos de 1,5 mil milhões de euros no primeiro semestre, mais 7,7% face ao período homólogo. A faturação chegou aos 9,1 mil milhões de euros, mais 4,7% face ao ano passado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.