A Schroders Capital distribuiu 1.000 milhões de euros da sua estratégia europeia de Buyout e Crescimento em 2024.
A empresa de gestão de investimentos em mercados privados da Schroders com 99,3 mil milhões de dólares em ativos sob gestão, realizou distribuições nesse valor no âmbito do programa europeu de private equity ao longo de 2024. Este resultado representa uma taxa de distribuição de 17% face ao valor líquido dos ativos (NAV) das participações europeias a 1 de janeiro de 2024.
“Num contexto de investimento desafiante, este marco sublinha a força e a solidez da estratégia European Buyout and Growth da Schroders Capital”, refere a gestora de ativos.
“Enquanto as taxas de distribuição no universo do private equity rondam, em geral, os 10%, a Schroders Capital superou este patamar, evidenciando a eficácia do seu modelo de investimento em private equity e os benefícios da sua orientação estratégica para o segmento de média-baixa capitalização”, acrescenta.
A Schroders argumenta que o private equity europeu “oferece um potencial de rentabilidade muito atrativo, impulsionado por um mercado fragmentado que abre espaço para oportunidades de consolidação e acesso a alguns dos segmentos com maior crescimento da economia da UE. Além disso, estas oportunidades raramente estão disponíveis através dos mercados de ações cotadas”.
Ao focar-se no segmento de média-baixa capitalização, a Schroders Capital “procura oportunidades em empresas que, na maioria dos casos, pertencem ainda aos seus fundadores, apresentam níveis de endividamento conservadores e valorizações de entrada apelativas”, refere a gestora, acrescentando que “estas participações representam frequentemente o primeiro investimento de private equity nestas empresas, trazendo novo capital para apoiar o crescimento e promover melhorias operacionais”.
“Um exemplo emblemático deste tipo de investimento foi o apoio ao Sabseg Group, um dos principais corretores de seguros independentes na Península Ibérica, com o envolvimento da Miura Partners”, diz a Schroders. “Esta colaboração permite ao Sabseg Group adquirir corretores semelhantes dentro do seu nicho e área geográfica, com especialização em seguros para empresas e PME. Tirando partido dos seus recursos, experiência e conhecimento dos produtos, o Sabseg Group está a impulsionar um crescimento sólido do negócio. Esta expansão bem-sucedida já se traduziu numa valorização significativa para os investidores”, acrescenta.
A gestora de ativos considera ainda que “as oportunidades de saída continuam a ser atrativas, uma vez que os compradores estratégicos e os grandes fundos de buyout oferecem alternativas às limitações do mercado público de OPV. Prova disso são as 10 principais saídas da carteira da Schroders Capital em 2024, que geraram um múltiplo médio do capital investido de 9,1x”.
Um estudo recente da Schroders Capital destacou a comprovada capacidade dos fundos de private equity para alcançarem melhores resultados em períodos de crise, sobretudo no segmento inferior do mercado médio. A análise sublinha que o private equity tem demonstrado, “de forma consistente”, resiliência e retornos superiores durante as maiores disrupções de mercado dos últimos 25 anos, posicionando o setor como um componente sólido nas carteiras de investimento, especialmente em contextos de incerteza económica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com