[weglot_switcher]

Secil e Casais investem 15 milhões na construção industrializada

A ‘joint-venture’ Krear vai produzir peças industrializadas em betão 2D e 3D para construção “off-site” de edifícios de grande escala. “Estamos a estudar já uma série de projetos, incluindo de obra pública”, diz ao JE o diretor Daniel Granjo.
3 Maio 2024, 11h30

Com uma aposta cada vez mais virada para a construção sustentável, a Secil e o Grupo Casais decidiram investir 15 milhões de euros (numa primeira fase) na criação de uma joint-venture, designada por Krear. A empresa de construção terá a sua fábrica localizada em Estarreja, com o objetivo de mudar o paradigma no sector, através da ideia de adaptação do espaço às pessoas, com agilidade e um foco ambiental muito vincado.

A construção “off-site” consiste na produção de módulos, numa linha de montagem, que depois são utilizados para construir edifícios. Tem um menor impacto ambiental quando comparada com a construção tradicional, permitindo ainda ganhos de eficiência.

“A fábrica vai começar a produzir no final do ano e o nosso objetivo é angariar projetos por estes dias. A partir de outubro vamos começar em testes na fábrica e a 100% em janeiro, mas este ainda ano vamos ter produção, até porque temos clientes a desafiar-nos para isso”, refere ao Jornal Económico (JE), Daniel Granjo, diretor geral da Krear.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.