[weglot_switcher]

Secil inaugura unidade de produção de microalgas

Cimenteira de Pedro Queiroz Pereira inaugura amanhã uma das maiores unidades mundiais de captura de CO2 por via da produção de microalgas.
24 Outubro 2016, 16h59

A Secil vai inaugurar amanhã, com a presença confirmada do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, uma unidade de produção de microalgas que está a ser desenvolvida desde 2009 nas instalações da sua fábrica Cibra-Pataias, na região de Alcobaça.

Com esta unidade, considerada uma das maiores do género a nível mundial, a Secil consegue compensar algum do CO2 (dióxido de carbono) emitido para a atmosfera no processo de produção de cimento, além de encontrar uma nova fonte de receitas com as microalgas, comercializando-as para o segmento alimentar, dietético ou de cosmética, por exemplo.

A comercialização de microalgas para os diferentes mercados que as aproveitam como ingrediente sustentável, natural e rico em diversos compostos bioquímicos, será uma atividade de negócio centralizada pela empresa Allmicroalgae – Natural Products, unidade pertencente ao grupo Secil.

“Esta nova unidade é o culminar de um aturado trabalho de quase uma década de investigação no âmbito de um ambicioso projeto de biotecnologia, já várias vezes premiado a nível nacional e internacional, que visa o sequestro de CO2 através da produção industrial de microalgas”, explica um comunicado da cimenteira liderada por Pedro Queiroz Pereira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.