Seguradoras e condutores em guerra com novas regras nas rotundas

Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros fala em “aumento exponencial” no número de conflitos.

Conflitos entre automobilistas e empresas seguradoras aumentaram devido às novas regras de circulação nas rotundas que entraram em vigor em janeiro de 2014. A opinião é da diretora do Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS), Rute Santos.

Apenas este ano, o CIMPAS, tribunal arbitral que medeia litígios relacionados com contratos de seguro, recebeu três mil processos relacionados com automobilistas. “Uma boa percentagem tem a ver com acidentes em rotundas”, explicou a diretora ao Jornal de Notícias.

“As novas regras não estão a ser muito bem aceites pelos condutores”. A norma refere que os condutores que vão sair da rotunda na primeira saída, devem circular pela faixa da direita, enquanto os automobilistas que vão utilizar as saídas seguintes devem circular nas faixas interiores e tomar a da direita apenas depois de passar a saída imediatamente anterior.

As coimas para quem não circular corretamente podem ir dos 60 aos 300 euros, sendo que 3.000 condutores já foram multados, refere o JN.

Relacionadas

Carros elétricos: em 2017 pode carregar mais rápido por até três euros

No início do próximo ano, deixa de ser grátis carregar os veículos elétricos em Portugal, mas com novos postos vai ser possível ‘atestar’ em apenas 30 minutos.

Tem um laço no seu carro? É uma prenda da EMEL

Quem vive e circula em Lisboa pode habilitar-se a um prémio de bom comportamento, caso não tenha cometido qualquer infração durante o ano.

Arrancou este mês uma nova plataforma de carsharing em Portugal

A plataforma bookingdrive.com disponível desde 1 de dezembro já tem mais de 1700 utilizadores registados. Esta nova plataforma de aluguer e partilha de carros (carsharing) foi integralmente desenvolvida em Portugal.

A aplicação amiga dos ciclistas

A Lisboa Horizontal acumula prémios e parcerias desde que três jovens empreendedores a começaram a desenvolver. A app que ajuda os ciclistas a deslocar-se chegou ao mercado em setembro.
Recomendadas

Turismo de Portugal dá três milhões de euros à Ryanair para promover novas rotas na Madeira

A Ryanair vai investir 177 milhões de euros para instalar uma base aérea na Madeira. Estão previstas duas aeronaves, 60 novos postos de trabalho diretos, mais de 40 voos semanais a sair da região autónoma, e dez novas rotas.

CEO da TAP quer aumentar receitas para combater situação financeira “difícil” em 2022

Christine Ourmières-Widener revela que a sua missão é fazer com que a companhia aérea se torne um “negócio sustentável e rentável” para que possa recuperar o orgulho de Portugal.

Autoeuropa e fábrica da Seat na Catalunha passam a estar ligadas por comboio

As fábricas da Martorell em Barcelona e de Palmela vão transportar mais de 20 mil veículos por ano evitando deste modo 2.400 viagens rodoviárias.
Comentários