[weglot_switcher]

Seguros Summit 2025: futuro e desafios do setor em debate esta terça-feira

A Seguros Summit realiza-se no dia 4 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Altis Belém, em Lisboa. Os lugares são limitados e sujeitos a inscrição prévia. Todas as informações estão em www.jornaleconomico.pt
4 Novembro 2025, 07h00

Num tempo em que a incerteza se tornou estrutural, os seguros assumem um papel central: proteger, prever e adaptar. A Seguros Summit, promovida pelo Jornal Económico, propõe uma leitura integrada de cinco desafios (mais um) que o setor enfrenta — da demografia à regulação, passando pela tecnologia e pelas alterações climáticas.

Primeiro, a demografia. Portugal envelhece rapidamente e vivemos mais tempo, exigindo mais cuidados de saúde e novos modelos de cobertura. Rui Diniz, CEO da CUF Saúde, José Pedro Inácio, CEO da Advancecare, Ricardo Raminhos, administrador-executivo da Mgen, e Stella Bettencourt da Câmara, professora do ISCSP, discutirão os pilares em que a nova realidade vai assentar.

Depois, a tecnologia, com a digitalização e a inteligência artificial a prometerem revolucionar operações, mas também a exporem novas vulnerabilidades. Marco Navega, CTO da Zurich Portugal, e Pedro Santos Gomes, partner da Askblue, abordarão o impacto no setor. Sofia Santos, da Systemic, exporá o que traz o desafio das alterações climáticas.

O desafio seguinte é quase uma soma dos anteriores, porque todas as alterações estão a mudar comportamentos e produtos, obrigando à reconfiguração do mercado. Diego Costa Pinto, da Nova SBE, Luís Rasquilha, da Inova Consulting, e Diogo Batista, da Capgemini Portugal, ajudam a pensar o tema.

Para decidir, é preciso conhecer. O gap de proteção e a literacia financeira são um desafio da sociedade, mais do que do setor. Gonçalo Castro Pereira, vice-presidente da GamaLife, e Rui Costa, administrador do Doutor Finanças, debatem soluções.

Para o setor, a regulação importa. Gabriel Bernardino, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, dir-nos-á o que quer fazer e como.

Mas há ainda um sexto desafio, transversal a todos: a instabilidade. Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, e Pedro Carvalho, CEO da Generali Tranquilidade, fecham a conferência discutindo “a instabilidade como novo normal”. Como se gere o risco quando este é permanente? A resposta talvez esteja na própria natureza dos seguros: transformar a incerteza em previsibilidade.

A Seguros Summit realiza-se no dia 4 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00, no Altis Belém, em Lisboa. Os lugares são limitados e sujeitos a inscrição prévia. Todas as informações estão em www.jornaleconomico.pt

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.