Seis dicas para ser mais produtivo no trabalho

Conseguir estar sempre motivado ao longo do dia de trabalho é um desafio para a maioria dos trabalhadores. A consultora de formação empresarial Abaco Evolution definiu, por isso, pequenas estratégias que podem ajudar a manter o foco nas tarefas.

Staff/Reuters
  1. Planeie o dia de trabalho

Trabalhar sem ter nada planeado torna-se, na realidade, contraproducente. É essencial que se mantenha organizado e, no início de cada semana ou dia, defina os objetivos e tarefas a cumprir, de acordo com a sua ordem de importância. No entanto, lembre-se que esta planificação deve ser revista e adaptada sempre que necessário.

  1. Estabeleça uma rotina diária

Criar uma rotina para todas as tarefas correntes permite-lhe poupar tempo e aumentar a eficiência no dia-a-dia. Uma boa estratégia poderá ser começar sempre por despachar imediatamente o que pode ser feito de forma mais rápida, deixando o resto do tempo para o que realmente exige estruturação e reflexão.

  1. Controle o tempo

Assegure-se, antes de tudo, que impõe prazos para cada um dos projetos que irá desenvolver. Contudo, também é importante que atribua um limite de tempo para cada uma das tarefas, pois isto pode poupar-lhe bastante tempo. Não se trata de um controlo ao segundo, mas sim de planeamento puro.

  1. Desligue-se das distrações

Ter o telemóvel por perto é, para muitos, um desafio à produtividade. Se pertence ao grupo de pessoas que se distrai com as notificações das redes sociais, o melhor é desativá-las no seu smartphone, evitando interrupções constantes e inúteis. Contudo, o seu telemóvel também pode ser o seu melhor amigo se tirar partido dele, avisando-o de lembretes e agendamentos.

  1. Não faça multitasking

O tempo em que o multitasking era sinónimo de eficiência acabou. Atualmente, está comprovado que realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode diminuir a produtividade e a qualidade da execução de cada uma, resultando em perdas maiores de tempo. É preferível que se foque numa tarefa de cada vez, mas que esta fique bem feita.

  1. Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

É importante que mantenha a sua secretária limpa e organizada, de forma a não perder tempo a procurar o que precisa nem a distrair-se. Contudo, a organização não passa só pelo espaço físico, mas também pelo seu computador. Mantenha a sua caixa de correio limpa, o ambiente de trabalho organizado e os ficheiros gravados no local correto.

Ler mais
Recomendadas

Tudo o que precisa de saber para investir em ações

O investimento não é imune ao risco, mas pode-se mitigá-lo. Dos fundos à plataformas online, investir em ações pode ser para todos.

BPI vence Prémio Cinco Estrelas na categoria de Banca Digital

O BPI é líder na penetração do homebanking, com quase metade dos seus clientes particulares a serem utilizadores deste canal. O mesmo acontece no caso dos clientes empresariais, em que 84,5% usam os canais digitais do Banco. Isto segundo o estudo BASEF Banca relativo ao período de fevereiro a agosto de 2018.

Escalões mantêm-se mas IRS sofre ajustes

Apesar de os limites máximos dos sete escalões do IRS não sofrerem alterações, o OE2019 prevê mudanças com impacto na carteira dos portugueses.
Comentários