Seis dicas para ser mais produtivo no trabalho

Conseguir estar sempre motivado ao longo do dia de trabalho é um desafio para a maioria dos trabalhadores. A consultora de formação empresarial Abaco Evolution definiu, por isso, pequenas estratégias que podem ajudar a manter o foco nas tarefas.

Staff/Reuters
  1. Planeie o dia de trabalho

Trabalhar sem ter nada planeado torna-se, na realidade, contraproducente. É essencial que se mantenha organizado e, no início de cada semana ou dia, defina os objetivos e tarefas a cumprir, de acordo com a sua ordem de importância. No entanto, lembre-se que esta planificação deve ser revista e adaptada sempre que necessário.

  1. Estabeleça uma rotina diária

Criar uma rotina para todas as tarefas correntes permite-lhe poupar tempo e aumentar a eficiência no dia-a-dia. Uma boa estratégia poderá ser começar sempre por despachar imediatamente o que pode ser feito de forma mais rápida, deixando o resto do tempo para o que realmente exige estruturação e reflexão.

  1. Controle o tempo

Assegure-se, antes de tudo, que impõe prazos para cada um dos projetos que irá desenvolver. Contudo, também é importante que atribua um limite de tempo para cada uma das tarefas, pois isto pode poupar-lhe bastante tempo. Não se trata de um controlo ao segundo, mas sim de planeamento puro.

  1. Desligue-se das distrações

Ter o telemóvel por perto é, para muitos, um desafio à produtividade. Se pertence ao grupo de pessoas que se distrai com as notificações das redes sociais, o melhor é desativá-las no seu smartphone, evitando interrupções constantes e inúteis. Contudo, o seu telemóvel também pode ser o seu melhor amigo se tirar partido dele, avisando-o de lembretes e agendamentos.

  1. Não faça multitasking

O tempo em que o multitasking era sinónimo de eficiência acabou. Atualmente, está comprovado que realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode diminuir a produtividade e a qualidade da execução de cada uma, resultando em perdas maiores de tempo. É preferível que se foque numa tarefa de cada vez, mas que esta fique bem feita.

  1. Mantenha o seu espaço de trabalho organizado

É importante que mantenha a sua secretária limpa e organizada, de forma a não perder tempo a procurar o que precisa nem a distrair-se. Contudo, a organização não passa só pelo espaço físico, mas também pelo seu computador. Mantenha a sua caixa de correio limpa, o ambiente de trabalho organizado e os ficheiros gravados no local correto.

Ler mais
Recomendadas

Mesmo sem Via CTT, reembolsos do IVA e IRC não serão suspensos

Os contribuintes que tenham direito ao reembolso do IRC ou do IVA, mas que não tenham aderido ao Via CTT, receberão os reembolsos devidos mesmos que sem a situação regularizada, esclarece um despacho normativo hoje publicado em Diário da República.

CGD baixa taxa mínima do spread para 1,23%. É o sexto banco a baixar custo do crédito à habitação

Em quatro meses, desde janeiro, seis bancos já reviram em baixa o spread mínimo cobrado aos clientes. O último a fazê-lo foi a CGD, depois do EuroBic, do BPI, do Crédito Agrícola, do Santander Totta e do Montepio.

Segurança Social: A partir de hoje já pode pagar online dívidas em prestações

O pedido para pagar dívidas, que se encontrem em execução civil, em prestações à Segurança Social já pode ser feito online. A nova funcionalidade, através da Segurança Social Direta, está disponível a partir desta quinta-feira, 18 de abril.
Comentários