Nove dicas para investimentos inteligentes

Na Semana Mundial do Investidor, conheça as os nove características de um investidor inteligente, segundo a International Organization of Securities Commissions (IOSCO).

Dada toda a panóplia de opções, começar a investir pode parecer demasiado confuso ou complicado. Na Semana Mundial do Investidor, os organizadores da iniciativa, a organização International Organization of Securities Commissions (IOSCO) compilou as nove características de um investidor inteligente. São elas:

  • verificar que um profissional de investimento é certificado;
  • fazer pesquisa sobre determinado produto antes de investir;
  • avaliar o impacto das taxas e custos associados na escolha de investimento;
  • evitar esquemas de “enriquecimento rápido” ou “sem forma de perder”;
  • reconhecer o poder dos juros compostos;
  • reconhecer a importância da diversificação;
  • planear para e investir de acordo com necessidades e objetivos futuros; e
  • reconhecer os benefícios de investimentos a longo prazo, regulares e diversificados.

Portugal está entre os 78 países que vão organizar iniciativas focadas na promoção da educação e proteção de investidores ao longo da Semana Mundial do Investidor, que se realiza até à próxima sexta-feira.

Os reguladores na IOSCO vão organizar uma série de atividades, incluindo o lançamento de serviços e ações de comunicação para investidores, a realização de concursos para ampliar o conhecimento sobre iniciativas de educação de investidores, a organização de oficinas e conferências e a promoção de campanhas, locais e nacionais, em cada jurisdição.

Veja aqui as atividades organizadas pela portuguesa Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Recomendadas

Preços da gasolina e do gasóleo vão descer na próxima semana

O gasóleo irá cair 0,5 cêntimos, enquanto a gasolina vai descer 1,5 cêntimos, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais, de acordo com fontes do setor contactadas pelo Jornal Económico.

Como ajudar o seu filho a ser bem sucedido na escola

À semelhança de um maravilhoso quadro multicolor abstrato, o regresso às aulas tende a despoletar junto dos mais novos por um lado, entusiasmo, alegria e motivação e por outro uma certa angústia e ansiedade perante os desafios que aí se avizinham. Ao mesmo tempo, na paleta de cores sobressaem as preocupações dos pais perante esta etapa inerente ao desenvolvimento dos seus filhos.

Como gere as suas finanças pessoais? Esta é a melhor forma de planear o orçamento familiar

É comum ouvirmos falar em gestão de finanças pessoais e no orçamento familiar. Contudo, e face às dificuldades que todas as famílias atravessam, como podemos estabelecer um orçamento familiar e poupar?
Comentários