A gigante norte-americana ServiceNow e a startup focada em IA (Inteligência Artificial) CoreWeave vão investir o equivalente a mais de 2 mil milhões de euros em infraestruturas ligadas àquelas tecnologias.
Os anúncios surgiram na sequência de o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, dar a conhecer planos para atrair investimento estrangeiro. Ao todo, estão previstas aplicações de um leque de empresas, num total próximo de 6,3 mil milhões de libras (7,52 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), de acordo com a informação divulgada pelo governo.
A ServiceNow é uma tecnológica com forte aposta em software e planeia investir 1,5 mil milhões de dólares (1,37 mil milhões de euros) durante os próximos cinco anos. Os planos passam por fazer crescer o espaço de trabalho que tem naquele território, assim como ir além dos mil trabalhadores aos quais dá emprego neste momento.
A empresa indicou que quer levar as placas gráficas da Nvidia para os centros de dados de que dispõe em Londres e em Newport (País de Gales).
A CoreWeave, por seu turno, é uma startup, também ela sediada nos EUA, que aluga placas gráficas de topo a empresas que procuram desenvolver modelos de IA. Apresentou a intenção de investir, no Reino Unido, 750 milhões de libras (896 milhões de euros), tendo em vista dar resposta à procura existente por infraestruturas conectadas a IA.
Aquela vai ser a segunda maior aposta da CoreWeave em solo britânico. Isto depois de ter avançado, no mês de maio, com o compromisso de investir mil milhões de libras (1.195 milhões de euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com