O índice de preços na produção de serviços (IPPS) registou uma aceleração de 0,4 pontos percentuais no segundo trimestre de 2025 face ao trimestre anterior, e uma variação homologa de 3,2%.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), para a variação homóloga destacaram-se as atividades administrativas e dos serviços de apoio, que apresentaram o maior contributo, que também apresentou a maior variação homologa, de 6%. Seguiram-se as agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas e atividades relacionadas e as atividades de serviços administrativos e de apoio prestados às empresas.
Já a secção de transportes e armazenagem apresentou a maior aceleração face ao trimestre anterior, chegando aos 1,2%. Enquanto o setor do alojamento, restauração e similares apresentou uma redução da taxa de variação homologa, com uma diminuição de 1,8%.
A variação trimestral do índice no segundo trimestre foi de 4,7%, com a secção do alojamento, restauração e similares a apresentar o maior contributo, e sem nenhuma secção apresentar uma diminuição.
Já a variação média ficou nos 3,4%, com a maioria das secções a apresentarem um nível semelhante para a taxa de variação média.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com