Setor das obras públicas com variações positivas no final do terceiro trimestre de 2020

O total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final do terceiro trimestre, foi de 2.070 milhões de euros, mais 3% que o verificado em 2019″, conclui o mais recente barómetro do setor, efetuado e divulgado pela AICCOPN.

Reuters

No final do terceiro trimestre do ano, o volume total de concursos de obras públicas promovidos atingiu os 3.750 milhões de euros, mais 16% que o apurado no período homólogo do ano passado, conclui o mais recente barómetro do setor, efetuado e divulgado pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.

De acordo com um comunicado desta associação, “com efeito, apesar de algum abrandamento registado nos
últimos meses, o total de procedimentos que foram objeto de abertura de concurso e subsequente publicação em Diário da República mantém-se em máximos históricos desde o início desta série, que remonta a 2010”.

No que respeita a contratos celebrados, a AICCOPN destaca que “os contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longo dos primeiros nove meses do ano e objeto de reporte no Portal Base, tem vindo a registar uma recuperação ao longo dos últimos meses, totalizando 1.478 milhões de euros, situando-se 4% abaixo do apurado em igual período de 2019”.

“Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias registam um comportamento similar, com um total de 347 milhões de euros, menos 4% em termos homólogos. No seu conjunto, ou seja, adicionando o montante dos contratos celebrados sob outras modalidades, que somam 245 milhões de euros desde o início do corrente ano sendo que, deste montante, 231 milhões dizem respeito a concursos limitados por prévia qualificação, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final do terceiro trimestre, foi de 2.070 milhões de euros, mais 3% que o verificado em 2019”, conclui o referido comunicado.

Recomendadas

Segmento da reabilitação urbana em Portugal registou contração de 12,4% em outubro

Até ao final de outubro, o índice da carteira de encomendas do barómetro elaborado pela AICCOPN registou uma deterioração de 11,7%.

PremiumConstrutoras espanholas ganham mais de 80% das grandes obras públicas

O panorama é desolador e pode agravar-se em breve com os concursos do último troço da linha ferroviária de Évora para fronteira ou do Hospital Lisboa Oriental, em que a Sacyr e FCC estão à frente.

Chinesa CCCC compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões de euros

A Communications Construction Company compra 55 milhões de ações a um preço de 3,08 euros por ação. O grupo de construção português vai convocar “em breve” uma assembleia geral para dar ‘luz verde’ ao conselho de administração para aprovar o aumento de capital.
Comentários