O setor dos escritórios em Portugal apresenta sinais de robustez, de acordo com o “H1 Iberia Real Estate Market Report” da MVGM, empresa que se dedica à gestão de propriedades na Europa. O relatório revela que o preço médio de arrendamento em Lisboa atinge os 17,35 euros por metro quadrado, superando os 14,85 euros registados no Porto.
Ana Luísa Santos, Head of Residencial da MVGM em Portugal, destaca que há “um crescimento sólido no mercado de arrendamento de escritórios em Portugal”, o que acaba por refletir “a recuperação e expansão do setor”.
Embora Lisboa e Porto continuem a ser as cidades mais procuradas, Braga e Coimbra começam a captar a atenção dos investidores.
Durante o primeiro semestre de 2024, a procura de escritórios aumentou significativamente, com Lisboa a atingir os 128.300 m² arrendados, enquanto o Porto registou 28.000 m². Apesar das diferenças nos valores, ambas as cidades demonstram um forte crescimento em comparação com o primeiro semestre de 2023.
Lisboa registou uma variação trimestral positiva de 8,3%, enquanto o Porto teve uma variação de 1,9%. No entanto, a variação anual para o Porto é de 19,63%, superior aos 13,69% de Lisboa.
As empresas tecnológicas, startups, fintechs, consultoras e centros de serviços partilhados estão entre os principais interessados em arrendar escritórios. Fatores como flexibilidade com o trabalho híbrido, sustentabilidade, localização central e infraestruturas tecnológicas são cada vez mais valorizados pelos consumidores.
Ana Luísa Santos conclui que “o crescimento sólido deste mercado é sustentado pelo aumento da procura. Os dados indicam uma tendência positiva em comparação com o ano de 2023, prevendo-se que Lisboa e Porto continuem a promover a expansão deste mercado nos próximos anos”, acrescenta.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com