Shell regista prejuízo de 18 mil milhões de dólares no segundo trimestre

Esta traduz-se numa queda acentuada em relação a um lucro líquido de três mil milhões de dólares registados no mesmo período de 2019. Nos primeiros três meses de 2020, o resultado líquido havia sido de 2,7 mil milhões de dólares.

A gigante petrolífera anglo-holandesa Royal Dutch Shell registou um prejuízo líquido de 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,32 mil milhões de euros) no segundo trimestre deste ano.

Segundo o relatório e contas, o valor traduz-se numa queda acentuada em relação a um lucro líquido de três mil milhões de dólares (2,55 mil milhões de euros), registados no mesmo período do ano passado, e de 2,7 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros) dos primeiros três meses de 2020.

A multinacional reportou um lucro líquido ajustado de 638 milhões de dólares no segundo trimestre, uma queda de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior, abaixo da previsão dos analistas, que apontavam uma perda de 664 milhões de dólares. Ben van Beurden, CEO da Shell, disse esta quinta-feira que a empresa registou um cash flow “resiliente” apesar de estar a atravessar “um ambiente extremamente desafiador”.

A empresa ainda foi forçada a fazer uma rebaixa recorde do valor dos seus ativos de petróleo e gás através de uma taxa de redução no valor recuperável de 16,8 mil milhões de dólares depois de rever as suas previsões para os preços globais do petróleo após a pandemia da Covid-19. A depreciação inclui a participação do grupo num campo de petróleo offshore na Nigéria, de propriedade da parceria da empresa italiana de petróleo Eni, que está a ser alvo de um processo judicial, em Itália.

A Shell espera que os preços globais do petróleo permaneçam bem abaixo dos níveis médios de 2019 nos próximos três anos. A petrolífera previa que os preços do petróleo chegassem a 35 dólares por barril em 2020, subindo para 40 dólares em 2021, 50 dólares em 2022 e 60 dólares em 2023. O preço médio do petróleo no ano passado foi de 64,36 dólares por barril.

Recomendadas

Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir desta quarta-feira

Para se poderem candidatar, as empresas terão de apresentar uma quebra abrupta e acentuada de pelo menos 40% da sua faturação, e não poderão ter beneficiado das anteriores linhas de crédito com garantia mútua. A SPGM avisa que as empresas em dificuldades não podem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (‘offshore’)”.

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
Comentários