Já não é preciso cartão bancário para utilizar o Multibanco

Porém, precisa de ter a aplicação “MB Way”. “Como o próprio nome indica, a funcionalidade «Utilizar Multibanco» permite usar a maioria das operações dos caixas automáticas apenas com a ‘app’, sem ter de usar o cartão, que, assim, pode ficar em casa”, diz a SIBS. A empresa financeira, que gere esta rede, está a dizer adeus às carteiras, e até já enviou lenços para a despedida.

Rafael Marchante/Reuters

A nova funcionalidade do MB Way chegou esta quarta-feira ao mercado. Através da opção “Utilizar Multibanco”, a SIBS, dona da rede Multibanco em Portugal, permite aos utilizadores acederem a qualquer caixa automática apenas com o telemóvel e sem a necessidade de inserir um cartão bancário na máquina. A empresa já tinha anunciado, no final do ano passado, que iria disponibilizar este mecanismo, de forma a dizer ‘adeus’ de vez às carteiras.

O lançamento desta atualização da app faz com que os portugueses possam realizar a maioria das operações nas caixas automáticos, tais como “Pagamento de Serviços”, “Pagamentos ao Estado”, “Carregamentos de Títulos de Transporte” e/ou “Carregamentos de Telemóveis” sem que tenham de tirar o cartão da mala ou da carteira. Até ao final de março, todos os 12 mil ‘multibancos’ terão este serviço. No entanto, para acederem ao mesmo, os utilizadores terão de atualizar a sua aplicação MB Way nas lojas associadas aos sistemas iOS e Android [Play Store e Apple Store].

Assim, da próxima vez que se esquecer da carteira e precisar de utilizar o Multibanco, bastará carregar na tecla verde de um ATM e escolher a opção “Utilizar Multibanco”. Depois, terá de abrir a app MB Way (para fazer a leitura do código QR apresentado no ecrã). A seguir, terá de validar a sua autenticação na app – através de um pin, touchID, impressão digital ou faceID. Após a validação, o Multibanco será desbloqueado e poderá aceder ao menu e à maioria das operações.

“Numa sociedade cada vez mais digital e cashless, é essencial que o acesso ao Multibanco possa ser feito sem a obrigatoriedade de um cartão físico, que tantas vezes fica esquecido, num bolso ou em casa. Para responder a esta evolução, o MB Way lançou uma funcionalidade revolucionária que permite que os seus utilizadores acedam às operações do Multibanco. E por isso que a carteira pode mesmo ficar em casa”, frisou Maria Antónia Saldanha, diretora de marca e comunicação da SIBS, em comunicado.

Para o ‘pontapé de saída’ desta nova funcionalidade, a SIBS redigiu uma carta, onde se faz passar por uma carteira, que parece estar a sentir “ciumeira” do dinheiro digital. Além disso, entregou alguns pacotes de lenços, porque “há choradeira” associada. “Durante anos, usaram-nos, gabaram-nos a utilidade e a arrumação, agora, dão-nos uma facada no coração. Este MB Way está a querer acabar connosco. Diz que o dinheiro já não faz falta e que os cartões até podem ficar em casa”, lamenta “a carteira” nessa mesma missiva.

Pagar com o relógio, pedir dinheiro ou dividir a conta do almoço. MB Way quer (mesmo) dizer adeus aos cartões

Ler mais
Relacionadas

Respostas Rápidas: O que são as API?

As Application Programming Interfaces são pedaços de código informático através do qual uma entidade pode ter acesso aos dados bancários dos clientes, fornecidos pelos bancos onde os clientes têm contas bancárias, desde que os clientes assim consintam

Nova revolução da SIBS abre os bancos a tudo

A dona do Multibanco – a FinTech nacional mais conhecida -, entrou no futuro. Depois do MB Way, lança o SIBS API Market, e abre a banca a outros setores.

SIBS, empresa responsável pelo MB Way, diz que não cobra qualquer comissão

A Deco acusa a banca de ter passado a cobrar comissões nas transferências pela app MB Way, mas a SIBS assegura que “podemos desde já adiantar que, neste momento, todas as entidades aderentes ao MB Way mantêm a isenção de cobrança de valores aplicados às transferências MB Way”.

Já pode deixar a carteira em casa quando vai aos festivais de verão

O MB Way instalou um bar automático na Altice Arena onde os festivaleiros podem tirar a própria cerveja e pagar apenas com o telemóvel. Maria Antónia Saldanha, diretora de Marca e Comunicação da SIBS, disse ao Jornal Económico que pretende que a funcionalidade chegue aos estádios de futebol.
Recomendadas

Afinal, posso ser multado se conduzir de chinelos?

Sendo Portugal um país conhecido pelas suas praias e pelo clima quente, com a chegada do verão a mesma pergunta volta a ser colocada: é ou não permitido conduzir de chinelos de acordo com a lei?

Notas do 9.º ano descem a Português e Matemática volta à positiva

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira.

O meu senhorio quer que saia do apartamento onde vivo. Quais são os meus direitos?

Saiba como atuar se o seu senhorio o quiser despejar do imóvel onde habita.
Comentários