A empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e Multibanco nos seus múltiplos canais – desde os Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis–, anunciou uma nova funcionalidade na app MB Way. Trata-se da função “Pagamentos Autorizados MB Way”, que permite fazer subscrições autorizadas através da aplicação. Por exemplo, se quiser assinar o Jornal Económico, a Forbes ou o semanário Novo, já pode fazê-lo através do WB Way.
Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS revelou, num encontro com jornalistas, esta nova funcionalidade da app, e diz que o objetivo é que os 4,75 milhões de utilizadores do MB Way venham a usar o serviço. “A conveniência do próprio serviço vai falar por si”, disse.
O comerciante ficará a saber em tempo real da subscrição por MB Way, explicaram os responsáveis da gestora da rede multibanco e da app MB Way.
Sobre se haverá comissões, a presidente da SIBS remeteu para a política comercial dos bancos. Neste momento, quem usar a app da MB Way no telemóvel para fazer pagamentos já tem de pagar comissões aos bancos, mas se usar a função na app do banco está isento, segundo explicaram os responsáveis.
Esta nova solução é mais um passo rumo ao crescimento orgânico da SIBS que este ano faz 40 anos. A empresa que em 2016 empregava 780 pessoas, hoje emprega 1.400 trabalhadores.
A empresa revelou ainda que no passado dia 30 de setembro, foi atingido um novo recorde do ano de operações no multibanco, ao todo 14 milhões de transações entre compras e levantamentos. Normalmente esse pico era atingido em 23 de dezembro.
A SIBS, para além de gerir a rede multibanco e a app MB Way, é líder na Península Ibérica na produção e personalização de cartões, possuindo uma fábrica em Portugal e outra na Roménia, país onde estão presentes desde que compraram uma operação à Wirecard, em 2020.
As fábricas produzem cerca de 20 milhões de cartões por ano para os vários mercados onde operam, segundo revelaram os responsáveis da SIBS.
A empresa portuguesa é um dos principais processadores de pagamentos na Europa, assegurando o funcionamento completo das transações entre emissores e acquirers em múltiplos equipamentos, com múltiplos protocolos e em múltiplas redes – Visa, Mastercard, American Express, UnionPay, entre outros.
Madalena Cascais Tomé aproveitou a apresentação do novo serviço da app MB Way, para anunciar a estratégia de crescimento orgânico e inorgânico, ou seja, por aquisições. “Estamos à procura ativamente de mercados onde possamos acrescentar valor do ponto de vista do desenvolvimento e gestão de soluções de pagamento. A empresa quer contribuir com tecnologia portuguesa para o desenvolvimento e digitalização nos mercados onde está presente. A SIBS é já um player internacional de relevo com atividade em 20 mercados, nomeadamente na Europa e África”.
Neste momento a empresa tem duas operações nos locais, e ambas na Europa. Uma na Polónia, que resultou da aquisição da Paytel, “duplicámos o parque de Terminais de Pagamento processados, em apenas um ano”, dizem.
Em 2020, com a aquisição da empresa líder no processamento de operações com cartões na Roménia – Romcard/ Supercard – criaram a SIBS Roménia que está a implementar a rede multibanco no país, para além de adotar diversas soluções já disponibilizadas pela companhia.
À margem da apresentação da nova solução no MB Way, Madalena Cascais Tomé foi questionada sobre a acusação feita pela Autoridade da Concorrência de abuso de posição dominante. A Concorrência acusa a SIBS, detida pelos bancos, de criar entraves à entrada de novos operadores de serviços de pagamentos.
A SIBS considera que o processo da Autoridade da Concorrência “não tem qualquer fundamento” e, por isso, “está completamente contra” a acusação.
Madalena Cascais Tomé diz que o mercado de pagamentos é europeu e “saúda o mercado concorrencial porque contribui para a digitalização”.
Questionada sobre o facto de ser monopolista nos pagamentos ao Estado, a CEO da SIBS, recusa que seja assim, contrapondo que há várias formas de pagar ao Estado, e não apenas pelo multibanco.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com