Simulador da ERSE permitiu a 58% dos consumidores encontrar tarifários de energia mais baratos

Num inquérito realizado aos utilizadores do simulador, este indicou que 58% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual, sendo que dessa percentagem, 82% manifestaram intenção de mudar de comercializador.

Dos quase um milhão de portugueses que fizeram uma simulação dos preços de energia através do simulador online da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, mais de metade encontrou preços mais baixos face ao seu contrato atual,

O novo simulador de preços de energia, lançado pela ERSE, a 29 de maio de 2018, no Dia Mundial da Energia, registou até ao final do ano passado um total de 963,029 simulações, informou a entidade em comunicado esta segunda-feira.

Num inquérito realizado aos utilizadores do simulador, este indicou que 58% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual, sendo que dessa percentagem, 82% manifestaram intenção de mudar de comercializador.

A liberalização dos mercados de eletricidade e de gás natural em Portugal continental permite aos consumidores escolher livremente o seu fornecedor, existindo atualmente vários comercializadores que concorrem entre eles com preços de mercado.

O simulador de preços de energia da ERSE apresenta todas as ofertas comerciais de 23 comercializadores na eletricidade e de 8 comercializadores no gás natural, reunindo informação relativa a mais de 317 tarifários, permitindo aos consumidores estarem informados sobre a existência de ofertas comerciais mais vantajosas.

Por exemplo, para um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1,900 kWh, a oferta de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 36,63 euros, enquanto a oferta mais cara pode implicar um custo acrescido de mais de 18 euros ao mês.

Este simulador de preços de energia é ”particularmente importante” num contexto em que vários comercializadores anunciaram descidas nos seus tarifários no início deste ano. Uma vez que estas descidas podem ser diferentes entre os vários tarifários, é importante que cada consumidor escolha qual a melhor oferta para a sua situação em particular.

Ler mais
Recomendadas

Ainda não consultou as despesas de IRS? Já só tem 10 dias para reclamar

Despesas com taxas moderadoras, seguros de saúde, propinas ou crédito à habitação já podem ser confirmadas no portal das Finanças. Até 31 de março esta aberto o prazo para reclamar.

Como uma simples cruz lhe pode dar mais dinheiro no IRS

Tem rendimentos prediais ou capitais e tem dúvidas se é mais vantajoso optar pela tributação autónoma ou pelo englobamento? Então leia este artigo.

Gosta de festivais e acha que até sabe vender bilhetes? Isso pode levá-lo aos bastidores

A startup britânica Verve lançou-se esta quinta-feira no mercado nacional e está trabalhar com festivais como o Lisb-On, o RFM Somnii ou o Festival Forte. Os fãs de música e concertos podem, assim, ser também vendedores e marketeers e, depois, ganhar vales de refeições e bebidas, t-shirts, entradas nos bastidores, entre outros.
Comentários