O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) designou o primeiro Provedor do Sócio, o que a instituição designa como “uma figura pioneira e sem precedentes entre os sindicatos da banca em Portugal”.
Este novo cargo tem como principal objetivo a defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos dos sócios e beneficiários do SNQTB Saúde/SAMS Quadros.
O Provedor do Sócio será Manuel Lares, sócio do sindicato desde o ano 2000 e com uma carreira de quatro décadas na banca. A sua função será atuar como um “intermediário imparcial” entre os associados e o sindicato, com a responsabilidade de garantir que os interesses dos sócios sejam sempre privilegiados nas decisões e ações da organização.
Este papel inclui também o acompanhamento da assistência médica e medicamentosa providenciada pelo SNQTB Saúde/SAMS Quadros, em conformidade com os estatutos e regulamentos aplicáveis, explica o sindicato.
“A criação deste cargo reforça a liderança do SNQTB no setor sindical, ao instituir um novo mecanismo de fiscalização e proteção dos direitos dos seus associados”, acrescenta o SNQTB.
Entre as atribuições do Provedor do Sócio estão as de receber e analisar as exposições dos sócios, verificando a sua elegibilidade; instruir os processos, solicitando informações adicionais ao sócio ou aos serviços do SNQTB Saúde/SAMS Quadros; proferir decisões e respostas fundamentadas, no prazo máximo de 30 dias; formular recomendações à Direção do SNQTB quando pertinente; e elaborar um relatório anual sobre a sua atividade.
O sindicato liderado por Paulo Gonçalves Marcos diz que ao introduzir esta figura, “o SNQTB reafirma o seu compromisso com a inovação e o reforço dos instrumentos de escrutínio da sua atividade e da atuação do SNQTB Saúde/SAMS Quadros, promovendo a confiança e a transparência entre os seus associados”.
“Com a instituição do Provedor do Sócio, somos pioneiros em colocar os associados no centro da nossa atuação, reforçando a proteção dos seus direitos e a qualidade dos nossos serviços,” afirmou Paulo Gonçalves Marcos, presidente do SNQTB.
“Este marco sublinha o compromisso do SNQTB em continuar a liderar o movimento sindical em Portugal, assegurando que os seus associados tenham sempre uma voz ativa e que os seus interesses sejam defendidos de forma clara e justa”, acrescenta.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com