[weglot_switcher]

Sindicatos bancários vão negociar aumento salarial com APB

Além da componente salarial, os sindicatos reivindicam ainda a integração, no Acordo Coletivo de trabalho, de temas como um regime de faltas mais generoso, reposição das promoções por antiguidade e a possibilidade do acompanhamento de um advogado em fase de inquérito de processos disciplinares.
  • Cristina Bernardo
30 Maio 2019, 15h57

Três sindicatos de bancários bancários vão-se reunir amanhã com Associação Portuguesa de Bancos (APB) com o objetivo de negociarem o aumento salarial para 2019.

O avanço nas negociações seguem-se depois do protesto à porta da Assembleia Geral (AG) de acionistas do Millennium bcp. Em causa estavavam as remunerações dos trabalhadores desta instituição, que não são atualizadas desde 2010, bem como a devolução das retribuições retidas entre 2014 e 2017.

A integrar o grupo estão o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), Sindicato dos Bancários do Norte (SBN) e o Sindicato Independente da Banca (SIB).

A proposta a ser debatida pelos sindicatos reivindica um aumento salarial de 2,72%, com base numa proposta tecnicamente fundamentada, refutando, assim, o que os bancos pretendem impor, na ordem dos 0,5%.

Além da componente salarial, os sindicatos reivindicam ainda a integração, no Acordo Coletivo de trabalho, de temas tão importantes como um regime de faltas mais generoso em caso de doenças oncológicas, crónicas e degenerativas; a reposição das promoções por antiguidade; as unidades móveis, realidade emergente; a possibilidade de os trabalhadores se fazerem acompanhar por advogado na fase de inquérito de processos disciplinares, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.