[weglot_switcher]

Sintra investe 3,5 milhões na remodelação da rede de abastecimento de água e nova ciclovia em Algueiraão

A empreitada será levada a cabo pela SMAS e pela câmara de Sintra ao longo de 37 meses.
26 Junho 2021, 19h29

A Câmara Municipal de Sintra vai investir 3,559 milhões de euros na remodelação da rede de abastecimento de água em Algueirão, após deliberação favorável do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, Basílio Horta, que também é o presidente da Câmara Municipal de Sintra. A empreitada, que foi consignada na sexta-feira, contempla também a execução de uma ligação ciclável e pedonal de 2,8 quilómetros, entre a zona de Ouressa e a Igreja do Algueirão.

“Após a saúde, a educação e a cultura, a câmara de Sintra tem uma prioridade que é o ambiente, a transição climática e energética, onde se insere a construção de ciclovias, mas também os parques urbanos, a qualidade de vida das pessoas, o bem-estar, para que tenham possibilidade de usufruir do espaço público”, sublinhou Basílio Horta num comunicado enviado à redação.

A empreitada será levada a cabo pela SMAS e pela câmara de Sintra ao longo de 37 meses.

A rede abastecimento de água que será remodelada abastece cerca de 20 mil habitantes, entre o Algueirão, a a urbanização da Cavaleira, o Bairro da Coopalme e a Quinta das Serralheiras, numa área delimitada a Norte pela Rua Vasco da Gama, a Sul pela linha de caminho de ferro, a Este pela Avenida Capitães de Abril e a Oeste pelos reservatórios apoiado e elevado da Cavaleira.

“Numa extensão de 18,8 quilómetros, será efetuada a remodelação da rede de abastecimento de água, incluindo a substituição de ramais domiciliários e a implementação de três zonas de medição e controlo, para reduzir as perdas de água”, lê-se. Os trabalhos vão, ainda, contemplar a instalação de conduta (Diâmetro 315) com ligação à adutora principal na zona de derivação para Pedras da Granja, prolongamento da conduta distribuidora DN 300 que se desenvolve no bairro da Cavaleira ao longo da Rua Prof. Dr. Henrique Barros e instalação de conduta distribuidora DN 315 na Rua Cidade de Olhão. A empreitada inclui, ainda, a instalação de novos equipamentos de deposição de resíduos urbanos.

Relativamente à ciclovia entre Ouressa e a Igreja do Algueirão, a obra vai permitir estabelecer uma ligação entre as sedes dos agrupamentos de escolas Ferreira de Castro e Mestre Domingos Saraiva.

O mesmo comunicado indica que o SMAS de Sintra é a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.