[weglot_switcher]

SL Benfica na Champions. Viagem de 21 dias rumo aos milhões da UEFA começa hoje em Moscovo (com áudio)

No duelo dos números, as ‘águias’ (avaliadas em 323,5 milhões de euros) valem mais do dobro do Spartak de Moscovo. O plantel do clube russo, treinado agora por Rui Vitória, está avaliado pelo Transfermarkt em 144,3 milhões de euros. É o primeiro de quatro jogos (na melhor das hipóteses) em 21 dias que poderão definir o sucesso ou insucesso do SL Benfica esta temporada.
  • 4 – Julian Weigl (20 milhões de euros)
4 Agosto 2021, 11h11

Começa esta quarta-feira e os adeptos do SL Benfica esperam que termine, com sucesso, a 25 de agosto. Inicia-se hoje, em Moscovo (na Otkrytie Bank Arena, às 18h00), uma autêntica jornada de quatro jogos em 21 dias que poderá permitir às ‘águias’ o primeiro grande objetivo desta temporada: a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões e a garantia da entrada de perto de 40 milhões de euros nos cofres dos encarnados. Para isso, será preciso ter sucesso na terceira pré-eliminatória que se inicia hoje e ser eficaz no playoff a duas mãos que se irá jogar a 18 e 25 de agosto. O PSV Eindhoven (que ganhou 3-o no primeira mão desta fase) é o grande candidato a disputar um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões com o Benfica. Para isso, as ‘águias’ terão de fazer o seu trabalho frente aos russos.

Este valor servirá para atenuar os investimentos efetuados neste início de temporada, que no seu conjunto perfazem 24,5 milhões de euros. O médio defensivo francês Souahilo Meite (6 milhões de euros) e o goleador ucraniano Roman Yaremchuck, contratado aos belgas do Gent por 17 milhões de euros (75% do passe futebolístico) foram os rostos que obrigaram a um esforço financeiro. Além disso, é preciso não esquecer o incremento de 2 milhões de euros anuais (limpos) que o médio internacional português João Mário veio acrescentar à folha de pagamentos na Luz. Nas saídas, o Benfica já encaixou 35 milhões de euros, fruto das vendas de Pedrinho (18 milhões), Nuno Tavares (8 milhões) e Franco Cervi (4 milhões), entre outros atletas com valores de vendas mais baixos.

Benfica vale mais do dobro do Spartak

No duelo dos números, as ‘águias’ (avaliadas em 323,5 milhões de euros) valem mais do dobro do Spartak de Moscovo. O plantel do clube russo, treinado agora por Rui Vitória, está avaliado pelo Transfermarkt em 144,3 milhões de euros. Jordan Larsson e Quincy Promes são os jogadores mais valiosos do plantel (avaliados em 15 milhões cada) mas neste capítulo destacam-se ainda Maksimenko e Zobnin (13 milhões de euros cada), Gigot (11 milhões) e Kral (10 milhões). É preciso ter em atenção a única contratação neste defeso: Victor Moses (ex-Chelsea) custou 5 milhões de euros aos russos.

Quanto pode ganhar o Benfica na Champions

Há pouco mais de um ano, e depois do maior investimento da história do futebol português, o Benfica deixou de ganhar um valor mínimo de 37,4 milhões de euros com a eliminação da Liga dos Campeões em Salónica, frente ao PAOK então treinado por Abel Ferreira.

O acesso direto à fase de grupos garantiria 15,25 milhões de euros e, por cada jogo, os clubes podem encaixar quantias monetárias significativas em caso de vitória (2,7 milhões de euros) ou empate (900 mil euros). A estes valores acresce 1,1 milhões de euros por cada lugar no ranking dos 32 participantes da ‘Champions’, que poderá valer aos ‘encarnados’ um prémio mínimo 37,4 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.