SL Benfica perdeu 37,4 milhões por falhar ‘Champions’. Quanto pode ganhar na Liga Europa?

‘Águias’ deixaram de ganhar um valor mínimo de 37,4 milhões de euros com a eliminação da Liga dos Campeões. Segue-se a Liga Europa mas, mesmo na melhor perspetiva, a conquista da prova daria para pagar o passe futebolístico do extremo Everton.

Com a derrota deste terça-feira em Salónica, frente ao PAOK, o SL Benfica viu esfumar-se o mais importante objetivo da época do ponto de vista financeiro. Devido ao investimento no plantel (80 milhões de euros: o mais elevado de sempre da história do clube) a eliminação da ‘Champions’ poderá ser um duro golpe para as finanças dos ‘encarnados’.

Apesar do SL Benfica não ser um dos candidatos a vencer a Liga dos Campeões, financeiramente a participação na maior competição de clubes da Europa permitiria um encaixe financeiro significativo, especialmente tendo em conta a dimensão dos clubes portugueses.

O acesso direto à fase de grupos garantiria 15,25 milhões de euros e, por cada jogo, os clubes podem encaixar quantias monetárias significativas em caso de vitória (2,7 milhões de euros) ou empate (900 mil euros). A estes valores acresce 1,1 milhões de euros por cada lugar no ranking dos 32 participantes da ‘Champions’, que poderia valer aos ‘encarnados’ um prémio mínimo 37,4 milhões de euros, avança a imprensa desportiva nacional.

Quanto pode valer a Liga Europa?

A derrota frente ao PAOK coloca os ‘encarnados’ diretamente na fase de grupos da Liga Europa, onde vão receber 2,92 milhões de euros. Por cada vitória o clube treinado por Jorge Jesus receberá 570 mil euros, e por cada empate 190 mil euros. Uma diferença significativa em relação à Liga dos Campeões.

Se o SL Benfica garantir o primeiro lugar no grupo da Liga Europa, receberá um milhão de euros, caso fique na segunda posição a quantia desce para metade, 500 mil euros. Depois de uma eventual qualificação para as rondas a eliminar, a primeira ronda de 32 equipas dá ao vencedor 500 mil euros, seguem-se os oitavos de final onde uma vitória garante 1,1 milhão de euros.

Caso a campanha se mantenha vitoriosa e os encarnados cheguem aos quartos de final, uma vitória rende 1,5 milhões de euros. A meia-final da Liga Europa premeia a equipa que sair vitoriosa com 2,4 milhões de euros e, obviamente, o acesso à final. No derradeiro jogo da competição, a equipa vencedora encaixa 8,5 milhões de euros, enquanto a vencida recebe 4,5 milhões de euros.

Na melhor perspetiva, assumindo que o SL Benfica possa vencer todos os jogos da fase de grupos (seis vitórias a 570 mil euros por cada vitória), e ganhar a prova, os cofres das ‘águias’ iriam arrecadar 19,62 milhões de euros.

Recomendadas

“Não há uma equipa perfeita para o Neemias Queta. Perfeito seria que uma equipa o escolhesse”, realça Carlos Barroca

Em entrevista exclusiva ao JE, o vice-presidente de Operações da NBA na Ásia, explicou toda a complexidade do processo de escolha de novos valores para a NBA e todo o trabalho de meses que colocou o português na mira de alguns dos emblemas mais lendários da liga de basquetebol norte-americana.

Rui Costa candidato a presidente do Benfica? “Tenho tempo para pensar”

Em entrevista à TVI, o atual presidente do Benfica colocou a questão das eleições na prateleira do tabu. E disse que ficou perplexo quando soube que o seu antecessor, Luís Filipe Vieira, tinha sido detido. Mas, disse, não havendo uma acusação, tem esperança que “o processo não passe disto”.

Carlos Barroca: “Há muitos jogadores que chegam à NBA que não são melhores do que o Neemias”

Em entrevista nesta “Fast Talk” da JE TV, o vice-presidente de Operações da NBA na Ásia faz a antevisão do draft da liga norte-americana de basquetebol norte-americana e considera muito otimista pensar que o português Neemias Queta possa ser escolhido no top-20. “Não é o fim do mundo se não for escolhido”, adverte Carlos Barroca.
Comentários