[weglot_switcher]

SNQTB implementa Política de Sustentabilidade

O SNQTB diz que continuará a influenciar as políticas públicas e práticas empresariais, promovendo a adoção e modelos sustentáveis nas instituições financeiras.
Cristina Bernardo
6 Janeiro 2025, 15h52

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) implementou uma Política de Sustentabilidade, reafirmando a sua posição de liderança na promoção de práticas responsáveis dentro do sector bancário.

A iniciativa visa orientar a atuação do Sindicato para que todos os seus membros, o sector bancário e a sociedade em geral beneficiem de um modelo de desenvolvimento que combine crescimento económico com responsabilidade social e ambiental.

O sindicato liderado por Paulo Gonçalves Marcos realça que é pioneiro em Portugal nesta implementação.

“Consciente dos desafios globais, o SNQTB adota uma abordagem inovadora, que abarca as dimensões sindical, ambiental, social, económica e de saúde. Esta medida reflete o compromisso do Sindicato em contribuir para um futuro mais equilibrado, justo e sustentável, alinhando as suas ações com os princípios da sustentabilidade”, refere o sindicato da banca.

A Política de Sustentabilidade do SNQTB “tem como objetivo garantir que o bem-estar dos Associados seja promovido de forma integrada, reconhecendo a estreita relação entre a sustentabilidade ambiental, a justiça social e a promoção da saúde”.

No plano sindical, o SNQTB destaca a importância da formação contínua e do desenvolvimento profissional dos seus associados.

Além disso, defende implementação de condições de trabalho “justas e inclusivas”, garantindo a igualdade de oportunidades para todos os profissionais do sector bancário.

O SNQTB diz que continuará a influenciar as políticas públicas e práticas empresariais, promovendo a adoção e modelos sustentáveis nas instituições financeiras.

Em comunicado o sindicato diz que “a criação de uma economia transparente e responsável é uma das principais bandeiras, com o SNQTB a trabalhar em estreita colaboração com outras entidades do sector para consolidar uma agenda verde e socialmente justa”.

No campo ambiental, a política do SNQTB foca-se na redução do impacto ecológico das suas atividades internas.

O Sindicato também investirá em ações de sensibilização, incentivando os associados a adotar práticas mais sustentáveis, tanto no contexto profissional como pessoal.

Para além disso, garante que procurará firmar parcerias estratégicas com organizações do sector bancário e com entidades da sociedade civil, com o intuito de reforçar as boas práticas ambientais e garantir um impacto positivo duradouro no meio ambiente.

“Em termos sociais, o SNQTB reforça o seu compromisso com a igualdade e a inclusão, defendendo políticas que promovam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos trabalhadores.”, refere a nota.

O sindicado também incentivará as instituições financeiras a apoiar projetos com impacto positivo, tanto na esfera social como ambiental. Entre as iniciativas que o SNQTB promovera estão a educação financeira para comunidades vulneráveis e o apoio a projetos sociais em áreas carenciadas.

Já no que toca à vertente económica da Política de Sustentabilidade sublinha a importância de uma gestão responsável e transparente, tanto no Sindicato como no sector bancário em geral. O SNQTB compromete-se a gerir os seus recursos de forma sustentável, assegurando a sua viabilidade a longo prazo.

O SNQTB diz que também apoiará os seus associados na adaptação às mudanças económicas e tecnológicas do sector, incentivando a inovação e a adoção de práticas empresariais responsáveis.

Além disso, defenderá políticas públicas que fomentem o financiamento de projetos sustentáveis, contribuindo para o crescimento de uma economia verde.

Por último, na área da saúde e bem-estar, o SNQTB continuará a promover programas de saúde ocupacional e segurança no trabalho.

“A prioridade será garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para os associados, com a implementação de políticas eficazes de prevenção de riscos, de promoção da saúde física e mental e ergonomia”, refere o sindicato.

O SNQTB também desenvolverá programas específicos para a gestão do stress e saúde mental, além de incentivas hábitos de vida saudáveis, visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Paulo Gonçalves Marcos, Presidente do SNQTB, sublinha na nota que “a nossa Política de Sustentabilidade representa um compromisso claro com um futuro mais sustentável, justo e saudável”.

“O Sindicato assume-se como líder na implementação de práticas sustentáveis no sector bancário, beneficiando diretamente os nossos associados, a comunidade e o ambiente. Este não é apenas um conjunto de diretrizes internas, mas um convite para que todos os intervenientes no sector se juntem a nós na construção de um futuro mais responsável”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.