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SNS vai usar número “2424” para informar cidadãos sobre a vacinação contra a Covid-19

O número será utilizado apenas durante o período em que decorre a campanha de vacinação da população. O número “2424” também será utilizado para “o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período”.
3 Fevereiro 2021, 16h34

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta quarta-feira que atribuiu, de forma excecional e temporária, o número curto “2424” à Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). O número permitirá ao Serviço Nacional de Saúde enviar mensagens aos cidadãos sobre o plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

O número será utilizado pelo SNS apenas durante o período em que decorre a campanha de vacinação da população. O número também será utilizado para “o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período”, segundo o comunicado pela Anacom.

“Esta atribuição é feita a título excecional e durante a execução do plano de vacinação nacional contra a Covid-19, considerando a sua patente e notória relevância para o interesse público no combate à pandemia que assola o país, e o facto de se tratar de um número que se destina apenas ao envio/receção de mensagens curtas (SMS)”, lê-se.

Caberá à SPMS a tarefa de implementar o serviço, garantindo o alcance de todos os cidadãos, “sempre da mesma forma, em todas as redes (móveis) nacionais, independentemente da rede em que a comunicação é originada”. O uso deste número é gratuito para o utilizador final.

“A opção da SPMS pelo número 2424 decorre de considerar que este número em concreto permite que os utentes possam, com confiança, identificar a origem da informação enviada, dada a familiaridade com o nº da linha SNS 24 – 808 24 24 24”, acrescente a Anacom.

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