[weglot_switcher]

Sob o slogan “YallaVamos”, Portugal, Espanha e Marrocos entregam candidatura ao Mundial 2030 na FIFA

Com a ambição de organizar um torneio “para o futebol, para o mundo, para o futuro”, a candidatura é impulsionada pelo slogan YallaVamos, que simboliza um esforço proativo para promover o futebol a nível mundial.
29 Julho 2024, 16h09

Portugal, Espanha e Marrocos entregaram esta segunda-feira o dossier de candidatura à direção da FIFA com vista à organização tripartida do Mundial 2030, num evento realizado nas instalações da FIFA em Paris. A decisão final sobre o anfitrião do Campeonato do Mundo da FIFA de 2030 deverá ser oficializada no Congresso da FIFA a 11 de dezembro de 2024.

O dossier de candidatura foi entregue ao Presidente da FIFA, Gianni Infantino, pelos Presidentes das três Federações de Futebol candidatas: Fouzi Lekjaa, presidente da Real Federação Marroquina de Futebol, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Álvaro Miguel, secretário-geral da Real Federação Espanhola de Futebol.

“Com a ambição de organizar um torneio “para o futebol, para o mundo, para o futuro”, a candidatura é impulsionada pelo slogan YallaVamos, que simboliza um esforço proativo para promover o futebol a nível mundial. Ao longo da campanha, já foram feitos grandes esforços no sentido de promover esta visão, já com dezenas de milhares de seguidores nas redes sociais da candidatura”, pode ler-se comunicado a que o JE teve acesso.

O dossier de candidatura, que detalha de forma exaustiva a visão da candidatura e o planeamento técnico em matéria de transportes, alojamento e segurança, apresenta também as cidades anfitriãs e os estádios propostos para o Campeonato do Mundo da FIFA™ de 2030 nos três países.

Ao receber o dossier oficial da candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha, o Presidente da FIFA, Gianni Infantino destacou o valor de juntar 3 países em dois continentes: “Os vossos três países já deram muito ao futebol. São países com uma grande paixão pelo jogo, grandes capacidades de organização e uma visão comum do que deve ser o futebol e os seus valores! É fantástico que tenham unido dois continentes de forma a alcançar o sonho de organizar o Campeonato do Mundo da FIFA. O futebol une o mundo e esta candidatura prova isso mesmo”.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, apresentou os pilares da candidatura: “O dossier de candidatura, hoje aqui entregue, antecipa uma agenda para o futuro. É uma candidatura que inclui aspetos ambientais como um pilar estruturante do evento, uma candidatura que combina as necessidades da competição com as expectativas das cidades anfitriãs do Campeonato do Mundo, e uma candidatura que promove a inclusão e a diversidade para todos. Esta é a base sobre a qual assenta toda a nossa proposta!”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.