A vitória de António José Seguro na primeira volta das Eleições Presidenciais não passou despercebida à imprensa internacional. Desde logo o “El Mundo” destaca que esta “foi uma vitória contra todas as expetativas e quase contra todos”, enquanto o “El País” indica que no próximo dia 8 de fevereiro, “os portugueses terão de escolher entre um socialista clássico que fez uma campanha baseada na moderação ou o radical Ventura”.
A imprensa espanhola indica que estes resultados confirmam “a mudança radical no país vizinho, com um candidato populista de direita a disputar a presidência numa segunda volta pela primeira vez, realçando a derrota do candidato de centro-direita, Luís Marques Mendes, apoiado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
O facto desta corrida a Belém necessitar de uma segunda volta desde 1986 é vista pela “Reuters”, como um sinal de “fragmentação do panorama político com a ascensão da extrema-direita e o descontentamento dos eleitores com os partidos tradicionais”.
Também o “The Guardian” destaca a vitória do “socialista moderado” António José Seguro, contra André Ventura, num sinal “da ascensão da extrema-direita” na Europa, que tem influenciado as políticas governamentais, principalmente em relação à imigração.
Em França, o “Le Monde” diz que “o socialista António José Seguro vence a primeira volta contra candidato de extrema-direita” e que a 8 de fevereiro, Portugal vai escolher quem sucede ao “conservador” Marcelo Rebelo de Sousa, que liderou o país nos últimos 10 anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com