Software para ensinar programação UBBU recebe mais de um milhão de euros

Este apoio atribuído ao UBBO – o “maior Título de Impacto Social de sempre” da Portugal Inovação Social – será usado para aumentar o nível de literacia digital dos alunos.

O Portugal Inovação Social (um programa do Estado Português que tem o apoio da União Europeia) atribuiu aquele que será o «maior Título de Impacto Social de sempre» ao projeto de ensino UBBU.

Com o valor de um milhão e cinquenta mil euros, este apoio será usado para «aumentar o nível de literacia digital dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico nos próximos três anos», ao dar «acesso gratuito a aulas de programação» nas escolas que integram o projeto.

O UBBU é um software que pode ser pedido de forma gratuita pelas escolas, mas que tem um custo para os pais que o queiram disponibilizar aos filhos: seis dólares por mês (cerca de 4,95 euros).

Segundo os responsáveis pelo projeto, os conteúdos de ensino de programação do UBBO «estimulam a capacidade lógica, algorítmica e de resolução de problemas das crianças» e podem fazer com que as crianças tenham uma «melhoria de 17%» nas notas de Matemática.

PCGuia
Recomendadas

Regresso à normalidade no ensino superior ainda não será este ano

As instituições de ensino superior não antecipam a retoma integral do ensino presencial até ao final do ano letivo, mas esperam que o plano de desconfinamento lhes permita voltar ao ensino misto rapidamente para recuperar aulas práticas.

Professores e diretores de escolas pedem para ser consultados na elaboração do plano de desconfinamento

Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e Federação Nacional de Professores defendem que o Governo devia adotar medidas como testagem em massa nas escolas, bem como a da priorização dos professores quanto à vacinação.

“Sentimos que a indústria reconhece o valor da Universidade enquanto parceira”

Virgílio Cruz Machado destaca a importância de produzir ciência em parceria com o tecido industrial para que Portugal possa vir a posicionar-se melhor nos mercados internacionais. A Faculdade que dirige vai adotar a designação Nova School of Science and Technology para impulsionar a internacionalização.
Comentários